ALUNOS DE GASTRONOMIA DA UNIMAX PRODUZEM E-BOOK COLETIVO DE RECEITAS DOCES VEGETARIANAS E VEGANAS

Ao todo 35 receitas serão disponibilizadas em suporte eletrônico para toda a comunidade

Um e-book coletivo gastronômico contendo receitas doces vegetarianas e veganas está sendo elaborado por alunos do curso de Gastronomia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck sob orientação da professora Ana Célia Aguiar. Ao todo serão 35 receitas, que serão disponibilizadas em suporte digital para toda a comunidade. “A iniciativa surgiu por meio da proposta do coordenador do curso, professor Caio Nunes, de apresentar modalidades culinárias diferentes e atuais aos alunos. A partir dela, tive a ideia de organizar um livro de receitas como forma de motivar os alunos a toparem a ideia”, conta a professora.

Além de abranger o vegetarianismo e o veganismo, que conforme a professora explica não é um sistema alimentar, mas uma ideologia, que envolve nutrição e gastronomia, o livro irá beneficiar pessoas com necessidades alimentares especiais (intolerantes a glúten e a lactose); adeptos do Crudivorismo (Raw Food) – cardápio baseado em comidas cruas e que não inclui alimentos industrializados nem aquecidos a temperaturas acima de 42° e; PANC (Plantas Alimentícias Não-Convencionais).

Entre as receitas veganas do e-book destacam-se a Mil Folhas de amêndoas e o iogurte de tofu; entre as vegetarianas, o Pavê de cupuaçu e a Torta de amendoim e tahine; sem glúten e sem lactose, o Biscoito americano e o Brigadeiro de beterraba; no Raw food, o Gelatto crocante de manga e o Brownie de congelador e do PANC, o Petit Gateau de ora-pro-nobis e o Doce de Palma em calda.

De acordo com a professora, o objetivo do projeto é preparar os alunos para um mercado cada vez mais especializado em sistemas alimentares alternativos, proporcionando a compreensão de quais alimentos podem fazer parte do cardápio de cada uma das modalidades estudadas. O projeto também tem por finalidade introduzir conceitos atuais como o PANC no repertório profissional dos estudantes e disponibilizar o material finalizado para consulta pública, que poderá ser utilização pelo curso de Gastronomia e de todo o Centro Universitário. “Sem os alunos, o projeto do livro não existiria de fato. Eles, sob minha orientação, pesquisam receitas, adaptam e testam para descobrirmos se funcionará e quais as possíveis dificuldades ou facilidades, pessoas sem o conhecimento técnico, que eles possuem, poderá encontrar no momento da reprodução dos pratos”, salienta Ana Célia.

Ana Célia acrescenta que o papel do professor é de um facilitador do processo, que auxilia na busca de receitas, na indicação de ingredientes e fornecedores, no preparo de receitas especiais como leites vegetais e substitutos vegetais a ovos e manteiga nas receitas tradicionais. Ela enfatiza que o maior benefício para os alunos é adquirir mais conhecimento. “Este é um diferencial do curso de Gastronomia da UniMAX. Não tenho conhecimento de algum projeto semelhante em instituições da região”, considera.

Do 4º semestre de Gastronomia, a aluna Marinalva dos Santos Oliveira, confirma a opinião da professora. Para ela, elaborar receitas para o e-book é uma oportunidade de introduzir o uso de alimentos não convencionais no dia a dia das pessoas e com isso auxiliá-las para que se alimentem de forma mais saudável. “A grande importância desse projeto é poder passar um pouco de conhecimento e com isso ter o conhecimento profissional como Eco Chef ou Chef Ecológica”, ressalta.

Marinalva destaca que acha o apoio do Centro Universitário excepcional, pois propicia maior conhecimento profissional. “Acho inovador e necessário, com isso novos alunos terão mais interesse no curso e em novos projetos”, afirma. “Desenvolver um trabalho coletivo nos ensina a trabalhar em grupo e a lutar pelo mesmo objetivo”, completa.

A aluna acredita ainda que a produção do e-book irá agregar seu currículo e suas oportunidades no mercado de trabalho. “O que mais me despertou a atenção foi a chance de ter conhecimento profissional em uma área pouco conhecida tendo meu nome em um livro, isso vai me ajudar muito profissionalmente”, diz.

A professora Ana Célia conclui: “Acredito que seja um projeto pioneiro em vários sentidos. Para o Centro Universitário, é sua primeira produção literária; aos alunos, além do ganho de conhecimento, o currículo ganha o reforço de uma publicação oficial, já que terá a inscrição (ISBN) e para mim, é um prazer poder contribuir com minha expertise para a melhoria da qualidade de vida e da alimentação de quem este projeto alcançar, bem como ampliar o horizonte dos nossos estudantes. Além de ganho na visibilidade ao curso de Gastronomia da nossa Instituição. Mas, ressalto, que se não fosse pelo arrojo do coordenador, Caio Nunes, este projeto jamais teria nascido”, finaliza.

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Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

09/10/2018

 

 

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