Alunos de Gastronomia lançam empresa diferenciada para serviço de buffet
Empreendedores apostam em cardápios para grupos fechados e paladares variados
Reuniões de amigos ou familiares, em geral, ficam mais interessantes e alegres quando acontecem ao redor de mesas com refeições fartas e cardápios diferenciados. Mas isso costuma exigir dedicação dos participantes, que nem sempre conseguem aproveitar todo o evento por conta da preparação dos quitutes. Foi pensando em oferecer um serviço personalizado para esses grupos fechados, liberando todos os participantes para aproveitarem ao máximo a festa, é que surgiu a empresa Filhos da Mãe, iniciativa dos alunos de Gastronomia Márcio Augusto Mazzi e Danilo Sandrin.
“Nossa ideia é levar alta gastronomia para grupos limitados de pessoas, garantindo assim atendimento diferenciado, promovendo uma experiência memorável. E mais, mostrando que isso é possível a um custo acessível”, explica Danilo. “Em alguns casos conseguimos até convidar colegas de classe para nos ajudar, ou seja, a ideia é crescer e oferecer oportunidades para outros profissionais crescerem conosco”, complementa.
Os sócios se conheceram ao ingressarem no curso de Gastronomia da MAX, em 2016. De lá pra cá vem utilizando ensinamentos acumulados nas aulas para a produção dos cardápios dos clientes. “Essas festas de família fazem parte da história dessas pessoas. E nós conseguimos oferecer um serviço de qualidade misturando criatividade com técnicas que aprendemos no curso, como o uso do termocirculador, a defumação a frio, a montagem de eventos ou o serviço de Alimentos e Bebidas”, conta Márcio.
A variedade de ingredientes para atender a todo tipo de paladar é outro diferencial da empresa Filhos da Mãe, como cardápios vegetarianos, veganos ou adequados a quem tem intolerância à lactose. E foi a partir desses conceitos que os empreendedores desenvolveram projetos que estão encantando clientes em várias regiões do Estado de São Paulo.
“Tivemos uma solicitação de um churrasco para 45 pessoas. A família se reúne a cada 2 anos e tem muitos vegetarianos. Conseguimos atender a todas as exigências com um cardápio eclético, que contou com carne defumada na hora, além de um vinagrete defumado”, comenta Danilo.
Comemorações de casamentos também estão no escopo da empresa. “Outra solicitação interessante foi uma celebração de casamento civil e os noivos queriam um almoço que contemplasse pratos para paladares exigentes. Foi assim que surgiu uma criação nossa que fez muito sucesso, a salada de arroz negro e o manjar sem lactose com frutas vermelhas”, diz Márcio.
Segundo o coordenador do curso de Gastronomia, professor Caio Henriques Nunes, o empreendedorismo está entre as grandes oportunidades para profissionais do segmento. “O objetivo do nosso curso é formar profissionais capazes de planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias para atuação em empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outros. Então, nossos alunos estão aptos a trabalhar em várias funções no universo gastronômico, tanto como funcionários quanto proprietários. E esses alunos demonstram que com força de vontade é possível atingir resultados bastante positivos”, conclui o docente.
25-04-2017