Seis estudantes do curso de Gastronomia da UniFAJ irão realizar um aprimoramento prático através de um estágio na França, atuando em restaurantes conceituados no país e no mundo. O estágio será de seis meses, sendo o mês da ida de escolha de cada aluno e do restaurante que irão atuar.
O processo de seleção se dá através de indicação do curso e posterior entrevista, para então concorrer à vaga. Neste sentido é observado no aluno o interesse pela oportunidade, dedicação ao curso, perfil de comprometimento e situação financeira estável. A oportunidade foi viável devido a parceria firmada há sete anos com a empresa La Provence - Ècole Françaice.
Os alunos irão estagiar em hotéis com restaurantes conceituados, alguns com estrelas do Guia Michelin. Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Jacqueline Magno, “para a coordenação de Gastronomia da UniFAJ, a oportunidade é única ao crescimento profissional do aluno, agregando valor ao curso escolhido pelo aluno”, felicita.
Os alunos contemplados com o estágio são: Bruno Bressani Ghezi; Douglas Gonçalves Coelho Costa; Gabriela Gabatore; Francisco Passos; Mateus Luques Moreno e Matheus Paulella Camilotti.
DEPOIMENTO DOS ALUNOS
“A França é o país onde a gastronomia tomou a sua importância mundial e teve suas revoluções, e para mim, poder estagiar onde tem a maioria dos Chefs estrelados, será uma honra e até uma porta aberta para poder voltar e construir uma vida no país e conhecer novas culturas. Isso só me agrega conhecimento profissional”, conta o participante e aluno Mateus Luques Moreno, que irá estagiar no Restaurant David, no hotel Le Clos de la Glycine.
“Terei um crescimento pessoal e profissional gigante, vejo esse estágio como a porta de entrada para o futuro que desejo na área de gastronomia. É uma oportunidade que se eu deixasse passar não iria acontecer de novo. É uma experiência incrível, tanto para o lado profissional quando para o pessoal. Aprenderei com um Chef excelente e espero poder aproveitar tudo que esse estágio vai me oferecer”, felicita a aluna Gabriela Gabatore.
“Poderei colocar em prática o que aprendi até agora, e aprenderei muito mais sem dúvidas. Além disso, aprenderei outro idioma, outra cultura e modo de vida. Sem dúvida será um grande avanço, não só nos meus estudos, mas profissional e pessoalmente. Primeiramente eu sequer faria gastronomia se não houvesse este curso na UniFAJ, lá aprendi muito mais do que pude imaginar, com os melhores professores que tive em vida, pude conhecer e aprender muito mais do que esperava. Lá entendi o quanto esse ramo é amplo, que a boa gastronomia está presente não só em cozinhar, mas em fazê-lo com discernimento e consciência; não só servir um prato, mas ter cuidado com o bem-estar do comensal e da cadeia de pessoas que o trabalho atinge. Não que eu seja um grande Chef, mas se um dia me tornar um, será graças a UniFAJ e todos os excelentes professores que tive ao longo do curso”, comemora o aluno Bruno Bressani Ghezi, que estagiará também no Restaurant David, no hotel Le Clos de la Glycine.
A França é onde está o berço da Gastronomia, as principais técnicas culinárias e os grandes clássicos da Gastronomia vem da França. Acredito que fazer um estágio de gastronomia na França seja o sonho de qualquer gastrônomo, e é onde vou poder aprender novas técnicas, aprimorar meus conhecimentos, aprender mais sobre as receitas clássicas da gastronomia Francesa, ter uma visão de como realmente é o mundo e criar um feedback”, conta o estudante Matheus Paulella Camilotti, que tralhará no restaurante La Presqu’île, na cidade de Cassis.
“Vejo o intercâmbio como uma experiência única que envolve não somente a gastronomia e habilidades que serão desenvolvidas, mas também o convívio com a cultura e todo o trâmite envolvido, lá estaremos num lugar desconhecido com pessoas desconhecidas o que será um choque de cultura. Sem falar do idioma e aprendizado do mesmo, que é necessário para se iniciar o estágio. Na volta traremos uma bagagem cheia de experiências e competências, o que será, sem dúvidas, um diferencial no mercado de trabalho”, finaliza o aluno Douglas Gonçalves Coelho Costa, que também atuará no La Presqu’île, em Cassis.