Alunos de Logística realizam exposição sobre Intermodalidade
Projetos foram desenvolvidos por 46 estudantes do 1º semestre do curso
Os diversos tipos de transporte de materiais utilizados no Brasil foram tema de uma atividade prática dos alunos do 1º semestre do curso de Logística. A mostra de maquetes sobre Intermodalidade Logística apresentou trabalhos de 11 grupos no Centro de Convivência da Faculdade Max Planck. A iniciativa fez parte da disciplina Fundamentos da Logística, organizada pelo professor Vitor Augusto da Silva Fonseca.
“Foi uma oportunidade diferente, legal e gostosa de aprender. Além das pesquisas que fizemos, pudemos ver de forma bem prática como é feito o transporte de materiais no país. Assimilou muito conhecimento”, afirma a aluna Larissa Buitoni.
Ao todo, 46 alunos participaram da atividade. Os preparativos duraram dois meses e toda a ação seguiu os conceitos das Metodologias Ativas – onde os alunos são protagonistas do próprio aprendizado, enquanto os professores são facilitadores do processo.
Segundo o coordenador do curso de Logística, professor Edevaldo Vosgrau, com essa atividade os alunos vivenciaram situações reais do mercado de trabalho. “Elementos, características, cenário, limitações, vantagens. Foram vários detalhes que os estudantes tiveram que pesquisar para o desenvolvimento dos trabalhos. E no final, os trabalhos ficaram muito bons, além de terem sido utilizados materiais que pudessem ser reciclados ao final da mostra, o que reforça a preocupação dos alunos com as questões ambientais”, explica.
Pesquisas de mercado mostram que os profissionais de Logística estão sendo muito procurados, especialmente para minimizar os efeitos da crise econômica. “Para superar a crise, as empresas precisam aumentar receita e diminuir cursos. E nesse momento o profissional de Logística é fundamental para otimizar os recursos. E o transporte, com certeza, é um dos detalhes que fazem a diferença”, garante o coordenador.