Imagem mostra os alunos de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK realizando a coleta de material para análise de sarna em cães e aves.

Alunos de Medicina Veterinária aprendem sobre coleta e análise de material para identificação de sarna em aves e cães

Orientados pela professora Mônica Ruz Peres Palermo, que leciona a disciplina  Parasitologia Aplicada, em aula prática, os estudantes do curso de Medicina Veterinária aprenderam sobre coleta e análise de material para identificação de sarna em aves e cães. 

Segundo informações coletadas, a sarna canina é uma infecção de pele altamente contagiosa causada por ácaros, que se alojam nos cães, alimentando-se de sua pele, sebo e queratina. A doença causa coceira tão intensa, que leva os animais a apresentarem vermelhidão, feridas, queda dos pelos, entre outras alterações. 

Embora não seja muito conhecida pela população, a sarna não é uma doença exclusiva de cães e gatos. Ela também pode ocorrer em aves, como frangos, galinhas, periquitos, atingindo mais os bicos e as patas. A sarna em aves é causada pelo parasita Knemidocoptes e os sintomas só surgem a longo prazo.

Na oportunidade, os alunos conheceram as técnicas de coleta para identificação do problema, além de conhecerem alguns tipos de carrapatos duros, que na maioria das vezes, vivem no campo ou em matas. 

Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!