Agende uma visita!

Alunos de Medicina Veterinária assistem à cirurgia de equino realizada por Conselheiro do curso

Artroscopia de carpo foi realizada pelo dr. Reinaldo de Campos em um cavalo de salto

O Conselho Consultivo do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK é formado por cinco especialistas que atuam na melhoria contínua da qualidade educacional. Um dos conselheiros é o médico-veterinário Reinaldo de Campos, que realizou a complexa cirurgia em 26/08 no Hospital Veterinário da UniMAX (Indaiatuba), junto com o médico-veterinário André Lollo e o anestesista Thyago Dércoli. 

Os alunos puderam assistir ao procedimento eletivo realizado em um cavalo de salto. Com isso, acompanharam todas as etapas da cirurgia, desde a indução até a recuperação anestésica, uma experiência muito valiosa sobre práticas de centro cirúrgico, especialmente porque contou com a explicação do cirurgião durante o processo. Formado pela USP em 1989, o médico-veterinário Reinaldo de Campos tem mais de 20 aprimoramentos em universidades dos EUA e Europa. Há mais de 30 anos, atua no Jockey Club São Paulo na área de clínica e cirurgia. É também proprietário da Equine Center. 

A possibilidade de acompanhar os procedimentos reais enriquece ainda mais o conteúdo do curso. “É sempre um prazer estar dentro do centro cirúrgico acompanhando médicos-veterinários renomados e ter a experiência de poder aprender cada vez mais com eles. Além disso, desfrutar da estrutura incrível que o hospital veterinário nos oferece. A cirurgia de artroscopia é baseada em detalhes, tudo muito minucioso. O cirurgião explica todo o procedimento, maneiras alternativas de realizar, o que me faz admirá-los ainda mais”, afirmou a aluna Rebeca Carraro. 

A cirurgia consistiu em uma artroscopia de carpo, técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza o que há de mais moderno para o tratamento de lesões nas articulações. O equino apresentava fragmentos no carpo, articulação no joelho que poderia ocasionar uma degeneração articular e, possivelmente, uma artrose. 

Segundo o dr. André Lollo, esse tipo de lesão não é muito comum em cavalos que praticam salto. O tratamento cirúrgico, segundo o especialista, é realizado por videoartroscopia, o que trouxe maior aproveitamento para os alunos, já que o conselheiro Reinaldo explicou em detalhes a anatomia do animal. “Acredito que os alunos devem ter aproveitado tanto a parte cirúrgica quanto a parte de anatomia, pois o dr. Reinaldo explicou bastante. Por ser uma cirurgia através de videoartroscopio, dá pra ter um bom conhecimento anatômico”, disse. 

A realização de uma cirurgia de alta complexidade  nas dependências do Hospital Veterinário UniMAX prova, ainda, a infraestrutura avançada do campus. “Eu gostaria de agradecer a todos os profissionais do Grupo UniEduK pelo serviço prestado a nós que somos veterinários particulares”, completou dr. André. 

Outros procedimentos foram realizados no mesmo período pelo conselheiro nos Hospitais Veterinários no Grupo UniEduK. “Fizemos três cirurgias, uma delas na UniMAX (Indaiatuba) e duas na UniFAJ (Jaguariúna). , onde tivemos a oportunidade de conviver com os residentes, com os estagiários, trocarmos informações, conhecimentos e foi muito bacana, muito gratificante.” declarou o conselheiro Reinaldo de Campos.

 

Confira notícias sobre o curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK

Skip to content