Alunos de Medicina Veterinária do Grupo UniEduk acompanham ao vivo cirurgia de equino no hospital veterinário

Com um dos maiores hospitais da América Latina, infraestrutura de ponta e profissionais altamente qualificados, o curso oferece aulas na prática desde o início

O Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) realizou, no dia 26 de maio, uma Artrodese Cirúrgica de Articulação Interfalangeana Proximal em um equino no hospital veterinário da unidade Jaguariúna. A cirurgia foi transmitida ao vivo para os estudantes do curso de Medicina Veterinária das unidades Jaguariúna e Indaiatuba. Foram mais de duas horas de procedimento cirúrgico, além do preparo do paciente, envolvendo cerca de 20 pessoas para atuar no suporte aos três médicos veterinários que realizaram a cirurgia. O médico veterinário Dr. Carlos Eduardo Veiga, convidado a realizar a Artrodese, foi acompanhado pelos professores Eryck Pinarelli, titular da disciplina de Cirurgia de Grandes Animais, e pelos professores-assistentes Matheus Espada e Bruno Alibrando.

O vídeo teve mais de 700 acessos em um canal direto com os estudantes para o aprendizado em tempo real durante uma cirurgia. Foi uma oportunidade de vivência dentro de um centro cirúrgico para tantos alunos, simultaneamente, com o objetivo de compreenderem  essa prática no dia a dia da profissão.

Estruturado para melhor atender os alunos, o curso de Medicina Veterinária alia em sua metodologia, além da experiência e alta qualificação do seu corpo docente, o real aprendizado da prática médica. Os estudantes têm acesso a laboratórios equipados e modernos que permitem procedimentos e inovações cirúrgicas, tudo ao alcance dos futuros profissionais.

Sua estrutura obteve a nota máxima (5) pelo MEC (Ministério da Educação) e busca acompanhar o constante avanço agropecuário. O aluno pode atuar nos mais variados segmentos, como produção animal, reprodução, clínica médica, cirurgia, laboratório, vigilância sanitária, medicina de animais silvestres, industrialização e comercialização de produtos de origem animal, fabricação de rações e produtos biológicos, entre outros.

Os hospitais do grupo UniEduK estão localizados em Jaguariúna e Indaiatuba  e são os únicos da Região Metropolitana de Campinas com atendimento 24 horas para pequenos e grandes animais, beneficiando toda a comunidade regional. 

“Foi um prazer estar aqui no Grupo UniEduK. O professor Eryck me convidou para ajudá-lo e fiquei impressionado com as instalações e com a qualidade técnica do pessoal. Estão de parabéns, e sempre que precisarem, podem me convidar que eu estarei aqui para ajudar no que puder”, enfatizou o veterinário convidado Carlos Eduardo Veiga.

O paciente apresentava claudicação intensa e bastante dificuldade de locomoção. O professor Eryck falou a respeito da cirurgia. “Hoje eu tive o prazer e a oportunidade de operar com o Dr. Carlos Veiga. Esse paciente foi encaminhado com uma grande dificuldade de locomoção, uma claudicação importante do membro posterior direito. Ele tem uma artrose da articulação interfalangeana proximal e a resolução ideal para esse quadro seria a Artrodese Cirúrgica. É uma cirurgia que tem as suas complexidades e a vinda do Dr. Carlos para cá foi importante para a realização com êxito desse procedimento cirúrgico”, pontuou.

A cirurgia foi um sucesso. O paciente foi levado (já realizada a indução) à mesa cirúrgica, com todo cuidado e suporte necessários para o porte do animal. Foram destacados os procedimentos pré-operatórios e assepsia tanto do paciente quanto dos profissionais, assim como o preparo da mesa de instrumentação cirúrgica, da preparação do local da incisão no paciente e da necessidade dos exames de raio X em toda a cirurgia. 

Dr. Carlos explicou o passo a passo operatório aos estudantes, que podiam realizar perguntas em tempo real pelo chat, durante todo o procedimento até a sua conclusão. Os alunos também aprenderam sobre o pós-operatório.

O Grupo UniEduK, em parceria com o IBVET, realiza cursos de pós graduação lato sensu em vários locais do Brasil, em diversas áreas da Medicina Veterinária, em especial nas de Clínica e Cirurgia de Equinos, Anestesiologia Veterinária, Reprodução de Equinos, Ortopedia e Terapêutica de Equinos e Cirurgia Abdominal de Equinos.

Pular para o conteúdo