Alunos de Psicologia realizam intervenção espalhando empatia e respeito ao próximo

Como parte das iniciativas socioculturais TOM, os estudantes do 3º semestre de Psicologia realizaram o projeto “Ações e Reflexões”, que teve como objetivo propor intervenções sociais no ambiente universitário como parte prática da disciplina de Psicologia Social I.

Orientados pela docente Luciana Gomes Almeida de Souza, os estudantes já tinham organizado previamente algumas ações que aconteceram no pré ou pós aula, ou ainda durante o intervalo. Essas ações propunham provocar reflexão sobre vários temas importantes da sociedade.

Alguns tópicos trabalhados pelos alunos foram: a inclusão de pessoas com síndrome de Down; descriminalização do aborto; valorização da vida; preconceito religioso; preconceito com a menstruação; questões de gênero; teste de honestidade; valorização das interações sociais; violência contra a mulher e homofobia.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Vanessa Cabrelon, “para os futuros psicólogos, desenvolver a empatia sobre as opiniões diferentes e abordar indivíduos de maneira a suscitar a reflexão crítica de maneira acolhedora se tornam ferramentas de grande potencial prático”, finaliza.

A ação também conta com o alcance fora dos alunos só do curso de Psicologia, pois, para os estudantes de outros cursos que também participaram das intervenções, a atividades dá a oportunidade de construção de reflexão crítica expressando um ponto importante da visão da UniFAJ, que é promover a educação socialmente responsável.

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