No dia 11 de março, alunos do 7º semestre do curso de Psicologia realizaram uma aula prática da disciplina Psicodiagnóstico que teve como propósito analisar a importância das provas psicomotoras como forma de testagem do comportamento psicomotor das crianças.
Dada à importância do tema, a atividade prática foi elaborada com o intuito de propor uma reflexão sobre a necessidade de identificar e avaliar crianças detectando problemas psicomotores que possam interferir e dificultar a aprendizagem. No processo psicodiagnóstico infantil, as provas psicomotoras em conjunto com os dados obtidos a partir da anamnese com os pais contribuem para a compreensão do desenvolvimento da criança, pois a integração psicomotora desta ilustra e materializa as suas possibilidades de aprendizagem. Nesse sentido, o uso destas provas em contexto terapêutico possibilita ao psicólogo obter informações mais amplas das principais dificuldades da criança.
Ainda, a atividade visou desenvolver nos discentes a capacidade de aplicação dos conceitos e teoria estudados durante as aulas proporcionando-lhes a oportunidade de confrontar a teoria com a prática profissional.
A coordenadora do curso, Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius, parabenizou os alunos pela excelente apresentação e qualidade dos trabalhos. “Vocês nos passam a certeza de que o objetivo da disciplina e do curso está sendo alcançado, isto é, formar profissionais competentes, atualizados e inovadores para atuarem como psicólogos”, ressaltou.
[fancygallery id="36" album="257"]