Alunos do curso de Farmácia da UniFAJ e UniMAX participam de campanha sobre uso racional de medicamentos
No dia 7 de maio, no período noturno, os estudantes farão jogos interativos nas cantinas para ressaltar os riscos à saúde com a automedicação
O Dia Mundial do Uso Racional de Medicamentos é comemorado no dia 5 de maio e, devido à sua importância, os cursos de Farmácia do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), em Indaiatuba, farão uma campanha de conscientização e orientação aos alunos, docentes e colaboradores dos campi no dia 7 de maio, próxima terça-feira.
A gestora dos cursos de Farmácia da UniFAJ e UniMAX, professora Michelle Pedroza, explica que a data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. “A data conscientiza a importância do atendimento farmacêutico para que o paciente use os medicamentos receitados com segurança e de forma adequada” explica.
A campanha envolverá os alunos do terceiro, quinto, sétimo e nono semestres do período noturno. Na UniFAJ, a campanha contará com a participação das disciplinas de Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.
Já na UniMAX envolverá as disciplinas de Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica e Microbiologia. Os alunos estarão nas cantinas com jogos informativos sobre o uso racional de medicamentos após as 19h40.
A campanha também ressalta o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. “A automedicação pode trazer riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como alergias, intoxicação e até a morte”, declara Michelle.
Para os alunos, essa é uma oportunidade de experimentar na prática aquilo que, após inseridos no mercado de trabalho, eles vivenciarão em diversas áreas de atuação.