A imagem mostra os alunos durante a análise das fases da mitose.

Alunos do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK analisam fases da mitose

Para a análise das fases da mitose, os estudantes utilizaram raiz de cebola. A atividade aconteceu durante a disciplina Citologia

Em mais uma das inúmeras aulas práticas proporcionadas pelo Grupo UniEduK, os alunos do primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária analisaram as fases da mitose em raiz de cebola.

Helena Oliveira é a professora que orientou a atividade ocorrida dentro da disciplina Citologia, ramo da biologia voltado para o estudo da célula, desde sua morfologia, componentes celulares e suas funções.

Sobre a aula, a docente explica que a maioria dos tecidos passam por constante processo de renovação celular e que isso acontece devido às divisões celulares.

Durante a aula prática, com o auxílio do microscópio e utilizando a raiz de cebola, os estudantes conseguiram diferenciar as fases da mitose (prófase, metáfase, anáfase e telófase), além da interfase, fase mais frequente do ciclo celular, já que nem todas as células estão em divisão ao mesmo tempo, tema já estudado na teoria”, comenta a professora.

Helena acrescenta que “Esse tipo de atividade proporciona um maior interesse por parte dos estudantes e favorece a busca pelo conhecimento, além de ser uma atividade de colaboração, pois os estudantes trabalham em grupos”.

Ela comenta que os tópicos abordados foram o ciclo celular e a importância desse processo em animais para o desenvolvimento do organismo, além da importância da substituição de células danificadas, deficientes ou perdidas por morte celular.

Já sobre a importância dessa prática para os alunos e a sociedade, a docente considera ser a compreensão de que a célula, menor unidade básica do ser vivo, controla o organismo como um todo.

Esse tipo de prática proporciona ao estudante compreender a importância dos conceitos básicos da citologia para sua atuação profissional futura”, finaliza a professora.

Pular para o conteúdo