A imagem traz três fotos das atividades realizadas na visita técnica à Agro Maripá, com palestras e apresentação do local.

Alunos do Grupo UniEduK fazem visita técnica à Agro Maripá

O objetivo da visita técnica à Agro Maripá foi integrar o aluno à prática do curso, assim como a introdução e demonstração do empreendedorismo dentro da área de atuação

Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK (UniFAJ e FAAGROH) participaram de uma visita técnica à Agro Maripá em Jaguariúna. O objetivo é integrar o aluno à prática do curso, assim como a introdução e demonstração do empreendedorismo dentro da área de atuação.

De acordo com a Escola de Negócios, que viabilizou a visita como parte da disciplina eletiva Empreender na Prática, o evento contou com uma palestra sobre o “Papel do Médico-Veterinário no Haras” com Rodolfo Penna, médico-veterinário e coordenador de saúde animal da Agro Maripá.

Em seguida, o empresário e pecuarista, Marcelo Baptista de Oliveira, dono da Agro Maripá, falou sobre o investimento em melhoramento genético dos cavalos mangalarga marchador, incluindo melhoramento genético dos outros animais criados no haras, como as cabras da raça Saanen e os bovinos de leite da raça Gir.

A visita técnica contou também com uma breve palestra sobre “Equitação de Trabalho e Adestramento”. O tema foi apresentado pela também anfitriã Sophia Baptista de Oliveira.

Além das palestras, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o haras e seu funcionamento, assim como assistir às apresentações de equitação feitas pelos colaboradores da Agro Maripá.

“Ao fazer esta integração do aluno à prática dos conteúdos ensinados em sala de aula, espera-se que o mesmo venha conhecer e exercer o empreendedorismo de forma efetiva durante a prática de sua profissão”, destaca o gestor da Escola de Negócios, professor Rogério Gomes. “A introdução de diferentes áreas de atuação e a prática da profissão ajuda no direcionamento de objetivos dos alunos”, complementa. 

Kátia Feltre, zootecnista e professora do curso de Medicina Veterinária, acompanhou os alunos e salienta a importância da atividade. “A visita técnica na Agro Maripá agregou muitos conhecimentos relacionados à prática veterinária no campo. Foram abordados tópicos sobre cuidados com o pasto e com a alimentação diária, cuidados com potros, éguas e a atuação do veterinário em casos de emergência, o manejo sanitário, finalizando com a escolha de reprodutores para manter o padrão do rebanho. Para os alunos, conhecer a realidade da profissão em uma fazenda de grande porte ajuda no direcionamento dos seus objetivos”, enfatiza. 

“A visita foi muito interessante. Vimos vários conceitos aprendidos em sala de aula, inclusive, como montar um projeto de empreendedorismo. Por ser um haras, conseguimos linkar muitas coisas com a Medicina Veterinária, faculdade que eu curso, então conseguimos juntar muito dos dois mundos”, ressalta Gabriela Matiolli, aluna do quarto semestre de Medicina Veterinária da UniFAJ. 

Juliana Soares Glezer,  aluna do mesmo semestre de Medicina Veterinária, reforça a opinião. “Foi simplesmente maravilhoso conhecer toda a estrutura da fazenda e ver tudo em que eles investem. Foi uma experiência nota 10, tanto para quem trabalha na área, quanto para quem é leigo”, conclui a estudante. 

Pular para o conteúdo