No último dia 26, os alunos do curso de Biotecnologia do PRONATEC compareceram à palestra “Acidentes químicos: porque acontecem e como evitá-los?", ministrada por Karina Lins. A aula recordou acidentes históricos envolvendo produtos químicos, seu modo de prevenção e as consequências de um manuseamento incorreto.
A especialista deu ênfase na relação de que muitos acidentes são causados por negligência, imprudência e imperícia dos responsáveis. Complementou ainda que são necessárias três medidas básicas para evitar ocorrências, que são conhecer as informações do elemento que você esta manipulando, utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva e ter uma prática mais complementar em laboratórios e indústrias.
A palestrante abordou casos como o acidente na empresa Union Carbide, Índia, causando a morte de mais de 2000 pessoas, e o incidente em Goiânia, quando catadores de ferro recolheram um elemento radioativo (césio 137), que por ter uma cor azul brilhantes acabou levando a curiosidade de conhecidos, espalhando, então, a radiação e desencadeando doenças e matando 4 pessoas.