Alunos são apresentados a sistema que promove a carona como meio de transporte

Compartilhe

A FAJ recebeu, na noite desta quinta-feira, 18, o empreendedor paulista Marcio Nigro, fundador do site Caronetas ( caronetas.com.br), que estimula as pessoas a compartilharem os carros por um trânsito melhor.
Escolhido pelo Rockefeller Institute, dos Estados Unidos, como uma das 100 inovações do século, o Caronetas é, de certa forma, um site de encontros. Promove o encontro de pessoas sem carro interessadas em pegar táxi, ciclistas com medo de pedalar sozinhos e até já lançou um programa de recompensas a quem dá carona, semelhante às milhagens das companhias aéreas. O caroneiro compra créditos no site e os transfere, como vales-presentes, a quem lhe der carona.
O site já conta com cerca de 10 mil usuários. “Nossa missão e nossa responsabilidade sócio-ambiental é reduzir substancialmente a quantidade de veículos em trânsito, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente”, explica o fundador.
Para ele, esse tipo de ação gera melhorias ao que ele chama de “transporte individual privado”, além de gerar outras vantagens às pessoas e ao espaço urbano em que vivem.Para dar segurança à carona, o cadastro de usuários do Caronetas é atrelado ao e-mail corporativo, nos convênios que faz com empresas, ou ao perfil de Facebook.
Esta iniciativa vai ao encontro do que apregoa o Projeto de Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana (MASSUr), coordenado pela Profª Drª Ana Maria Girotti Sperandio. “A importância de vocês olharem para esse tipo de alternativa e colocarem em prática na vida de vocês é fundamental. Nos países mais desenvolvidos, a carona já faz parte do hábito de se locomover das pessoas. Aproveitem esta oportunidade”, disse a docente.
 
[fancygallery id="11" album="178"]

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©