Por meio da disciplina Medicina Preventiva, os alunos do sexto semestre do curso de Medicina Veterinária visitaram as instalações do Instituto Butantan, em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de novembro. Foram mais de 170 alunos a visita técnica, que foi coordenada pelos docentes Cíntia Baldin, Marcos Ivo e Raquel Trópia.
Segundo a professora Raquel, o objetivo da visita foi "aprimorar os conhecimentos sobre animais peçonhentos, agentes patogênicos, aprender os processos de produção e controle de imunobiológicos e estudos clínicos, terapêuticos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos", explica. "Além disso, o Butantan conta com o Hospital Vital Brazil, referência no atendimento de acidentes causados por animais peçonhentos, uma biblioteca, um serpentário, unidades de produção de soros, vacinas e biofármacos”, completa a docente.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer três museus do instituto, o histórico, o de microbiologia e o biológico. O objetivo foi mostrar aos visitantes a produções de soro e vacinas para o controle de enfermidades em animais e humanos