Ansiedade

‘Ansiedade pré-vestibular’: tem como controlar?

Especialistas do Grupo UniEduK dão dicas de como se manter calmo na semana que antecede as provas

O vestibular de Medicina 2023 do Grupo UniEduK está chegando e a busca por uma rotina saudável durante os estudos é determinante para controlar a ansiedade e, consequentemente, alcançar a tão sonhada vaga no curso superior. O momento é decisivo, por isso é preciso reorganizar os pensamentos, melhorar a alimentação, ter boas noites de sono e investir na prática de atividade física.

Segundo a psicóloga e docente do Grupo UniEduK, Nelize Duarte, é comum ficar ansioso no período de estudos que antecede as provas.

“A ocasião pode ser comparada a um ‘ritual’ de passagem, ou seja, a partir do momento que ele acontece, muitas expectativas em relação à vida profissional e pessoal podem ou não se concretizar”, salienta. “É o período que representa o início de uma nova fase não só na vida do estudante, mas também o concretizar de uma escolha, o seu projeto de vida, que desde muito criança se é obrigado a responder: ‘o que você vai ser quando crescer?’. O vestibular é o ‘portal’ desse crescimento intelectual, social e pessoal.”

Entretanto a profissional alerta que, apesar de não ser possível eliminar a ansiedade, justamente por ser um mecanismo da fisiologia humana, é possível manejar a forma pela qual se lida com as mudanças de comportamentos que o estado ansioso pode ocasionar.

“No período de estudos é importante que o aluno sinta-se seguro com as técnicas utilizadas para o momento de preparação para o vestibular, seja com o respaldo de um cursinho ou mesmo se a preparação é autodidata. Observar os pensamentos que antecedem ou mesmo disparam o estado ansioso é uma técnica que pode ajudar. A partir do momento que se pensa em alguma situação desfavorável, pode gerar sentimentos negativos como tristeza, desânimo, insegurança, baixa autoestima”, salienta Nelize, que é especialista em Psicologia da Saúde.

Outro grande aliado no controle da ansiedade é manter o corpo em movimento. Segundo o professor e gestor acadêmico do curso de Educação Física do Grupo UniEduK, Taiguara Bertelli, o ideal é se exercitar 300 minutos por semana, se possível divididos em sessões de 60 minutos.

“A prática regular de exercícios físicos é fator crucial na saúde mental. Realizar atividade física regularmente aumente a perfusão, o metabolismo e a plasticidade neural. É sabido que os exercícios físicos têm potencial de melhora na neuro gênese, favorecendo a criação de novas conexões neurais (sinapses), fenômeno denominado de neuroplasticidade e intimamente ligado à memória e aprendizado. Além disso, a atividade física regular é um poderoso aliado na melhoria do humor e ansiedade”, salienta.

De acordo ainda com o especialista, a escolha do tipo de atividade vai de acordo com o gosto e preferência de cada estudante. O importante, segundo Taiguara, é que esta atividade promova resistência geral e fortalecimento da musculatura.

 

10 ações para a ansiedade não atrapalhar os estudos:  
– Alimentar-se de maneira equilibrada;
– Não ficar sentado por mais de 60 minutos;
– Priorizar pelo menos 8 horas de sono;
– Planejar sua rotina de estudos e segui-la rigorosamente;
– Compartilhar seus sentimentos com alguém que também esteja estudando para o vestibular;
– Criar grupos de estudos;
– Praticar exercícios físicas com frequência;
– Aprender algo novo: exercícios de respiração ou meditação podem ajudar;
– Procurar um profissional caso sinta necessidade ou precise de mais informações.
– Fazer pausas para se distrair com o que gosta, como jogos, caminhadas, etc.

 

Vestibular de Medicina está com inscrições abertas

O Grupo UniEduK está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2023. O curso possui avaliação máxima do Ministério da Educação (MEC) e oferece vagas para o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). Os interessados em estudar numa estrutura moderna, com equipamentos dotados de tecnologia de ponta, devem se inscrever no site www.grupounieduk.com.br/vestibular-medicina até 18 de outubro. As provas 100% on-line ocorrem no dia 22 de outubro, das 9h às 13h.

Pular para o conteúdo