A imagem mostra os alunos utilizando o aparelho de ultrassonografia.

Aparelho de ultrassonografia do HVET apoia aprendizado de estudantes de Medicina Veterinária sobre punções guiadas

Entre diversos equipamentos, o Hospital Veterinário disponibiliza o aparelho de ultrassonografia com Doppler para o aprendizado prático de alunos, como ocorre nas aulas de Diagnósticos por Imagem Avançado

O HVET – Hospital Veterinário do Grupo UniEduK disponibiliza inúmeros equipamentos para a prática dos alunos do curso de Medicina Veterinária, como o aparelho de ultrassonografia com Doppler, que auxilia, por exemplo, no ensino de punções guiadas, cujo objetivo é colher material de uma lesão ou de um órgão para ser avaliado por um especialista.

Sob orientação da professora Danieli Perez, os estudantes da UniMAX, em Indaiatuba, aprenderam sobre Toracocentese, Abdominocentese e Cistocentese guiadas pelo ultrassom em peças de anatomia molhada.

A Toracocentese é um procedimento que consiste na introdução de uma agulha ou cateter, conectado a um sistema de aspiração ou a um conector na efusão pleural, o qual permite a aspiração permanente na área pleural entre a parede torácica e os pulmões. O derrame pleural é relativamente comum em cães e gatos”, explica a docente.

Já sobre a Abdominocentese, Danieli destaca que: “Da mesma forma que as outras drenagens, a Paracentese ou Abdominocentese consiste em punção do abdômen para retirada do líquido livre presente nesta cavidade. Nestes casos o paciente pode apresentar certo desconforto, até mesmo respiratório, dependendo do volume acumulado no abdômen”, diz.

Por fim, ela destaca como funciona o procedimento de Cistocentese que é o método de escolha para as fêmeas e para a realização de cultura com antibiograma. “A Cistocentese é o método de coleta preferido em pequenos animais, podendo-se aproveitar todo o volume coletado. Pode ser realizada em decúbito lateral ou dorsal tanto em cães como em gatos, ou ainda em cães em estação”, comenta.

Esta aula do sétimo semestre do curso de Medicina Veterinária integra as mais de 1700 atividades práticas promovidas, mensalmente, pelo Grupo UniEduK em suas unidades (UniMAX em Indaiatuba, UniFAJ em Jaguariúna e FAAGROH em Holambra).

 

Confira notícias do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo