Arquitetura visita SAAE e represa do Mirim

Compartilhe

Estudantes foram recepcionados pelo prefeito Reinaldo Nogueira, vereadores e o superintendente do Sistema de Tratamento

Por Larissa Alcântara

 

Os alunos dos terceiros semestres A e B do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck visitaram, no sábado, 16, a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, que fica na Vila Avaí e integra o sistema do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba (SAAE) e, também a obra da barragem que está sendo construída no rio Capivari-Mirim. A visita estava vinculada à disciplina Tecnologia das Construções e os alunos foram acompanhados pela professora Lourdes Abbade Rivero, coordenadora do curso, e pelo professor Osni Wulf, responsável pela disciplina.

 

Recepcionados pelo superintendente do SAAE, Nilson Alcides Gaspar, e pelos vereadores Massao Kanesaki e Túlio José Tomass do Couto, os estudantes assistiram a um vídeo e, em seguida, visitaram todas as instalações do Sistema, desde os tanques de recebimento, decantamento e tratamento, até o Centro de Controle de Operações (CCO), que é totalmente automatizado.

 

Na sequência a turma seguiu para a barragem do Rio Capiravi-Mirim, que está em fase de finalização e, segundo o superintendente, poderá armazenar até 880 milhões de litros de água captada do rio, e que estudos realizados mostraram a possibilidade de ampliar para 1,3 bilhão de litros, com o aprofundamento em 2,5 metros, numa extensão de um quilômetro, ampliando assim a capacidade de reserva.

 

Durante a etapa final da visita, o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, que esteve presente, juntamente com o superintendente do SAAE, Nilson Gaspar, explicaram aos alunos o funcionamento do processo de construção da represa, que poderá garantir o abastecimento de água no município nos próximos 30 anos.

 

Fotos: Giuliano Miranda/SAAE

 

[button link="#" color="orange"]<< VOLTAR[/button]

 

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©