Artigo de alunas de Enfermagem do Grupo UniEduK é aceito por revista bilíngue focada em Ciências da Saúde

A produção denominada “Percepção e alívio da dor no neonato na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN): Revisão Integrativa” será veiculada na Global Academic Nursing Journal, revista bilíngue focada em Ciências da Saúde

As alunas do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniFAJ), Beatrice Helena Simões e Laís Oliveira Gerônimo, receberam o aceite de seu artigo para publicação na revista bilíngue focada em Ciências da Saúde, Global Academic Nursing Journal. A previsão é que o trabalho seja publicado no período março/abril.

De acordo com os idealizadores, o Global Academic Nursing Journal é um periódico científico de publicação bilíngue, em fluxo contínuo, política de acesso aberto e com o escopo voltado para as Ciências da Saúde, mais especificamente para Enfermagem e Medicina.

Ainda, segundo eles, a revista dissemina novos estudos que auxiliam na evolução da pesquisa/assistência/gestão em saúde e que sejam relevantes para a academia, para a clínica e para a sociedade.

O artigo escrito pelas alunas da UniFAJ chama-se “Percepção e alívio da dor no neonato na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN): Revisão Integrativa” e foi orientado pela professora Maíza Hipólito.

Nas aulas, tenho o hábito de estimular os alunos no âmbito da pesquisa. A vontade de escrever surgiu das próprias discentes, que me procuraram, e assim, iniciamos a confecção do artigo. O trabalho foi extremamente prazeroso, tivemos muitas trocas de conhecimento e experiências. Como docente, orientei as alunas a como utilizar as plataformas de pesquisa, estimulei a leitura e escrita. Essas experiências impactam positivamente na carreira acadêmica”, salienta a professora Maíza.

A aluna Beatrice que está cursando, atualmente, o nono semestre da graduação, fala sobre sua experiência. “No semestre anterior, eu e minha colega de sala Laís Oliveira Gerônimo tomamos a decisão de iniciar o desenvolvimento de um artigo de revisão no intuito de usá-lo como nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da graduação e convidamos a professora Maiza Hipólito como nossa orientadora, devido ao seu histórico profissional se encaixar com o tema que escolhemos”, explica.

Beatrice acrescenta que, em um dos encontros, a docente as inspirou a publicar o artigo, sem quaisquer pretensões. “Aceitei a ideia, pois era algo que eu queria muito. Foi algo desafiador durante o período inteiro, com as normas de edição e a própria escrita, mas como já tínhamos tido aula de seminário científico em nossa grade, a bagagem nos ajudou muito! Hoje, me sinto muito satisfeita e é gratificante ver aonde chegamos com esse artigo. Agradeço imensamente à professora Maíza, à minha colega Laís e à [gestora] do curso de Enfermagem, Elaine [Valias] Pereira por ajudarem a realizar esse sonho”, ressalta.

A aluna Laís também comenta sobre o desenvolvimento do artigo. “Considero que foi um trabalho diferente do que já tínhamos feito, mas que superou minhas expectativas e, no decorrer do tempo, fui gostando muito de desenvolvê-lo, e claro que o apoio, incentivo e atenção da Maíza, em todas as etapas, foram de extrema importância. Escrever um artigo e ter como objetivo sua publicação é algo desafiador, porém é ótimo para desenvolvimento pessoal, acadêmico e, futuramente, profissional, essa experiência agregou bastante na minha formação acadêmica e ter um artigo publicado é muito gratificante”, salienta.

Por fim, a gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Elaine Valias, destaca a relevância do acontecimento. “É muito motivador verificar o empenho das alunas e a felicidade em ter um artigo aceito em uma revista. Além disso, precisamos salientar a importância da evidência científica e as oportunidades de pesquisa que a nossa Instituição oferece aos alunos e docentes”, conclui.

 

Confira outras histórias de sucesso:
Pular para o conteúdo