ARTIGO PUBLICADO POR PROFESSORA DE FISIOTERAPIA É TRANSFORMADO EM PESQUISA NA SALA DE AULA
Alunos desenvolvem levantamento para comprovar a eficácia do estudo
Recentemente, a Prof.ª Lilian E. B. Delazari, do curso de Fisioterapia, publicou o artigo “Inspiratory Muscle Training in the Intensive Care Unit: A New Perspective” (Treinamento Muscular Inspiratório na Unidade de Terapia Intensiva: Uma Nova Perspectiva), na revista Elmer Press.
Neste trabalho, a professora em conjunto com outros pesquisadores, analisou os efeitos causados pelo uso prolongado de ventilação mecânica (VM), sobre o enfraquecimento dos músculos respiratórios, especialmente em pacientes submetidos a sedação. Esta condição parece ser evitável ou mais rapidamente reversível usando treinamento muscular respiratório. “O artigo refere-se a um treinamento muscular inspiratório utilizado um equipamento chamado Powerbreathe®, feito em pacientes traqueostomizados e internados em UTI na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Verificamos a eficácia do treino, e pudemos observar ser um treinamento seguro avaliando alterações hemodinâmicas e ventilatórias”, explicou Lilian Delazari.
A revista Elmer Press, na qual o artigo foi publicado, tem um fator de impacto no meio acadêmico, pois é uma editora médica e acadêmica de revistas e livros impressos e on-line. Além disso, fornece aos leitores e à comunidade acadêmica mundial alta qualidade de informações científicas em amplo espectro de disciplinas. Outras mídias de publicação englobam materiais multimídia de áudio e vídeo. Os periódicos de acesso aberto publicados pela Elmer Press são revisados por pessoas no mundo inteiro, dedicados ao rápido intercâmbio acadêmico. Atua no mercado editorial desde 2008, atualmente a editora publicou 14 revistas médicas de acesso aberto, com foco na pesquisa em medicina clínica em várias disciplinas.
A professora também está utilizando o artigo para realizar uma nova pesquisa, esta com os alunos do curso de fisioterapia. “Baseado no artigo exposto, farei em conjunto com os alunos da Faculdade Max Planck, um estudo com pacientes portadores de DPOC, onde iremos comparar os efeitos do treino da musculatura inspiratória com Powerbreathe ® e treino de Membros Superiores. Além do artigo citado o estudo utilizará também artigos que demonstram a existência de uma correlação entre força de preensão palmar e ganho de musculatura inspiratória”, afirma. A metodologia utilizada no trabalho e os resultados obtidos na pesquisa são usados como referência para as aulas práticas do curso de fisioterapia.
A publicação do artigo é de livre acesso e pode ser visualizada no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5633094/
VESTIBULAR DE INVERNO 2018
Inscreva-se no Vestibular de Inverno 2018 da Faculdade Max Planck. Todos os cursos da instituição possuem 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. A instituição ainda oferece o UNIEDUCA, um crédito estudantil destinado aos alunos ingressantes na Faculdade Max Planck para os cursos de graduação presenciais, por meio dele o aluno tem a oportunidade de pagar apenas uma parte da mensalidade durante o curso e o restante (50% do valor da mensalidade) após a conclusão. Os alunos da MAX contam ainda com o NUCA – Núcleo de Carreira, que tem como objetivo principal ampliar e otimizar oportunidades do mercado de trabalho, unindo esforços para que alunos e empresas estabeleçam relações cada vez mais produtivas. Agende sua prova. Terças e quintas-feiras, às 19h e aos sábados, 9h30. Acesse: www.faculdademax.edu.br. Faculdade Max Planck de Indaiatuba. Seu futuro na prática! Agora em parceria com o Google for Education.
15/06/2018