Atletas veteranos dão aula de vitalidade a alunos de Educação Física
Campeão de judô falou sobre a importância da atividade física para turma de 8º semestre
Aos 64 anos de idade, 47 dedicados ao judô, Sérgio Honda acumula muitos prêmios no esporte, entre eles foi cinco vezes campeão regional sênior, oito vezes campeão paulista veterano, oito vezes campeão brasileiro veterano, duas vezes campeão sul-americano veterano, quatro vezes terceiro lugar no Mundial de Veteranos, três vezes Campeão Mundial de Judô para veteranos, sendo seu último título em Amsterdã, 2015. Os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo de quase cinco décadas foram tema de uma roda de conversa com os alunos do 8º semestre de Educação Física.
A atividade fez parte da disciplina Atividade Física e Terceira Idade, que teve a supervisão da professora Ana Lucia Ratti Brolo. “O objetivo é entender quais são os desafios de um atleta da terceira idade para manter os resultados desejados, compreender a importância da vivência como atleta em suas aulas como professor de judô e quais os conselhos para os alunos de Educação Física que pretendem trabalhar com esse público”, explica a docente.
Os alunos participaram ativamente da conversa, fazendo perguntas e ouvindo grandes ensinamentos. “Eu falo sempre para os meus alunos de judô que se não gosta do esporte então não faça aula. Outra coisa que eu recomendo é respeitar horários de aulas e cumprir o que promete porque o aluno se espelha no professor e se você for um mau profissional ele pode te imitar. Então o importante é sempre dar bons exemplos”, respondeu o judoca após pergunta sobre experiências de vida no esporte.
A aula contou também com a presença de outro convidado, Tezuko Yoshizaku, de 73 anos e praticante de corrida há muitos anos. “As coisas aconteceram muito rápido e ainda me pego pensando na minha meninice, no que eu vivi. E mesmo depois de tanto tempo eu continuo pesando 62 quilos. Esse é um ponto muito positivo de praticar atividade física regular”, comentou.
Em relação às dicas para os profissionais de Educação Física, os convidados foram unânimes: a prática de atividade física regular traz muitos benefícios à saúde. “Pra mim o esporte é tudo, estou sempre praticando. Eu ando de moto, subo em árvore e no telhado. Além disso, tenho cuidado com a alimentação, preferindo comida sem sal e pouquíssimo consumo de carne”, finalizou sensei Honda.
21/10/2016
Fotos: Claudia Shirano- Faculdade Max Planck.