Representante do Sindicato dos Enfermeiros de SP fez palestra para alunos
Os futuros enfermeiros da MAX participaram de Aula Inaugural do curso no dia 09 de março, no Campus I da Instituição. Com o tema foi Organização Político-Sindical dos Enfermeiros e suas Lutas, o evento teve como especialista convidada a enfermeira Solange Aparecida Caetano, do Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo (SEESP).
“Como nosso compromisso é sempre colocar os alunos em contato com tendências do segmento, escolhemos esse tema por ser de extrema importância para o desenvolvimento da carreira. Além disso, foi uma ótima oportunidade para os alunos terem contato com profissionais atuantes no mercado, que podem servir como fator motivacional também”, explica o coordenador do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio.
O estudante Matheus Moreira Santos apoiou a iniciativa. “Eu achei que as palestras foram interessantes e muito importantes para todos os enfermeiros. Os temas abordados foram sobre projetos de leis que aguardam aprovação. Esses projetos são para a regulamentação de 30 horas semanais de trabalho e a criação de um piso salarial”, comentou.
Colega de turma, Juerli de Souza Neves Gertrudes concorda com os resultados positivos da Aula. “Foi uma experiência rica, relevante e produtiva para nossa carreira profissional. Pudemos conferir como é importante esse trabalho do Sindicato, uma entidade preocupada em buscar melhoria para a nossa categoria. Afinal, estudamos para cuidar de vidas e esse processo tem que acontecer da melhor maneira possível. E já no 1º semestre do curso receber esse tipo de informação é muito bom”, disse.
Vale lembrar que o curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck é desenvolvido em 10 semestres e com uma proposta diferenciada de currículo integrado, que tem como eixo orientador três pilares fundamentais: organização de serviço, gestão do cuidado e assistência individual e coletiva. Nesse formato, ao invés de diversas disciplinas, os alunos recebem o conteúdo em forma de situação-problema, onde é exposto um caso real para que entendam o cenário – por meio das informações de anatomia, bioquímica e fisiologia – e também a assistência de enfermagem necessária em cada caso. Além disso, os alunos têm flexibilidade de horário das aulas (manhã e noite), garantindo o acompanhamento das aulas para quem trabalha em esquema de plantão.