Aula de Nutrição lança desafio no estilo reality show aos alunos
Com poucos ingredientes e tempo contado, os estudantes precisaram usar a criatividade para finalizar a aula
A cena é de reality show. O local é o laboratório de alimentos da MAX. No centro da sala, uma bancada com alguns ingredientes. O desafio é fazer uma receita saborosa e que atenda às especificações da disciplina Técnica Dietética. Apesar da pressão do relógio, todos conseguem concluir, produzindo delícias degustadas ao final da aula.
Foi assim, de forma prática e desafiadora, que a coordenadora de Nutrição, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz, fez a aula inaugural do 2º semestre. “Eu queria começar com uma aula dinâmica e bem real do que eles irão encontrar no mercado de trabalho. E se pensarmos em uma cozinha industrial, esse é o tipo de situação que pode acontecer a todo momento. Afinal, o fornecedor da batata pode se equivocar e entregar cenoura. E as refeições vão ter que sair de qualquer jeito”, explica.
Na atividade, a docente explorou conceitos como criatividade, trabalho em grupo, porcionamento e senso comum. “Eles precisaram enfrentar adversidades e tiveram que praticar o improviso, sem perder a essência de uma receita adequada. Além disso, para ser um bom nutricionista e coordenar o cozinheiro, é preciso saber fazer. E isso eles treinaram na aula”, comenta a coordenadora.
A produção da ficha técnica e do receituário padrão foram outros objetivos da atividade. “Hoje vocês tiveram que prestar atenção no tempo de cozimento dos alimentos, por exemplo, uma das informações importantes para fazer a ficha técnica. E é esse documento que vai fazer com que os pratos tenham o mesmo tamanho e peso, garantindo o padrão da entrega e otimizando o trabalho do nutricionista”, explicou a professora ao final da aula.
“Foi uma verdadeira prova no estilo Masterchef. Tínhamos poucos recursos e um tempo limitado. Ou seja, tudo o que pode acontecer em nossa rotina profissional”, diz o aluno Sérgio Eduardo Piria. “Essa opção de aulas práticas é muito legal, afinal, é fazendo que a gente aprende”, finaliza.
08/08/2016