A imagem mostra momentos das aulas Magnas sobre Nutrição e Medicina na Oncologia

Aula Magna aborda Nutrição e Medicina na Oncologia

“Nutrição e Medicina na Oncologia: o casamento perfeito a favor da recuperação do paciente” foi tema de Aula Magna no Grupo UniEduK. Na UniFAJ, em Jaguariúna, foram convidados para palestrar, o médico oncologista Dr. Higor Kassouf Mantovani e a nutricionista Joelma Silvia Giorgetti. Já na UniMAX, em Indaiatuba, o tema foi tratado pelo médico Dr. Fabricio Torres Millani, clínico geral e intensivista, e pela nutricionista Maria Clara Amstalden Zumbini.

O Grupo UniEduK promoveu uma Aula Magna com o tema “Nutrição e Medicina na Oncologia: o casamento perfeito a favor da recuperação do paciente”. O assunto foi abordado tanto na UniFAJ quanto na UniMAX.

Em Jaguariúna, a abordagem foi feita pelo Dr. Higor Kassouf Mantovani, médico oncologista do Grupo SOnHE de Campinas, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp e PUC. Ele tem mestrado em Oncologia Clínica pela Unicamp. E também pela nutricionista Joelma Silvia Giorgetti, responsável técnica no ambulatório de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas. Ela é especialista em Administração Hospitalar, Nutrição Clínica e Nutrição Oncológica.

Já, em Indaiatuba, o tema foi tratado pelo Dr. Fabricio Torres Millani, médico clínico geral, nefrologista, intensivista e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). Também participou a nutricionista Maria Clara Amstalden Zumbini, especializada em Nutrição Clínica, Terapia Nutricional e Oncologia. Ela atua no Complexo Hospitalar Ouro Verde e atende em Indaiatuba.

O gestor acadêmico do curso de Nutrição, professor Alexandre de Oliveira Camargo, conta que os médicos abordaram toda a parte clínica da fisiopatologia do câncer, diagnóstico clínico e estadiamento da doença. Também destacaram a importância da atuação em equipe multiprofissional para esse tipo de paciente e a relevância do nutricionista nesses casos.

Os doutores Higor e Fabricio enfatizaram a atuação multiprofissional ao paciente com câncer e ressaltaram o papel do nutricionista no cuidado do estado nutricional do paciente e preservação da massa muscular, garantindo assim melhores chances na recuperação e manutenção da qualidade de vida dos mesmos”, destaca.

O docente comenta também que as nutricionistas trouxeram todo o perfil metabólico e catabólico gerado pelo câncer e suas repercussões clínicas e nutricionais e como o nutricionista atua na atenção dietética deste paciente.

Por fim, o professor ressalta a relevância desse evento para os estudantes. “Promoveu a atualização com profissionais que trabalham com pacientes oncológicos, bem como a atualização nos cuidados clínicos e nutricionais, além de expandir o entendimento da importância do atendimento multiprofissional para esse grupo”, finaliza.

Pular para o conteúdo