Aula prática de Engenharia Civil trabalha competências de gestão do tempo para gerenciamento de obras

Alunos de Engenharia Civil participam de uma simulação para praticar o comportamento de gestão do tempo em um canteiro de obras

Os alunos do nono semestre do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK participaram de uma aula prática da disciplina Gerenciamento de Obras. Na atividade, os estudantes simularam o trabalho em um canteiro de obras, a fim de analisar as capacidades de gestão do tempo para gerenciamento de obras de cada um.

A docente responsável pela prática, professora Mariana Campos, criou um cenário com todas as situações que causam distrações e adversidades para os engenheiros no dia a dia, como celulares, sites de notícia, dúvidas da equipe de construção, entre outras. A própria professora fez o papel de gerente da obra, questionando constantemente os alunos sobre a evolução da construção.

Para a gestão do tempo na execução de uma obra, é fundamental que quem está gerindo faça primeiro a gestão do seu próprio tempo. “Estamos formando profissionais para a prática e a habilidade de lidar com o tempo em obras é de extrema importância”, conta a docente responsável.

Durante a simulação, os alunos puderam refletir sobre como organizar este cenário, nas questões de tempo e cronograma. Segundo a docente responsável, os alunos gostaram muito da prática. “Reforça nosso compromisso de trazer o mercado de trabalho para dentro da sala de aula, ampliando as habilidades, principalmente as emocionais, de nossos futuros engenheiros”, finaliza Mariana.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação, até antes mesmo de concluírem a graduação. Isso ocorre, porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo