Agende uma visita!

Imagem mostra alunas de Medicina Veterinária checando condições de animal durante aula prática sobre afecções do sistema respiratório.

Aula prática do curso de Medicina Veterinária aborda afecções do sistema respiratório de bovinos

Foram abordadas as principais afecções do sistema respiratório da espécie, tanto em animais de leite quanto de corte 

“Afecções do sistema respiratório de bovinos” foi o tema da aula prática dos estudantes do oitavo semestre do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK. A atividade integra a disciplina Clínica médica de ruminantes, orientada pelos professores Bianca Gerardi e Eduardo Panelli. 

De acordo com Bianca, na aula, foram abordadas as principais afecções que acometem o sistema respiratório da espécie, tanto em animais de leite quanto de corte. “Também foram revisadas as técnicas semiológicas aplicadas para realização de um exame físico específico dos sistema respiratório, as quais permitem localizar a área de auscultação e percussão pulmonar e também a percussão de seios paranasais, tornando o exame físico mais preciso”, explica.

Além disso, foram discutidos os exames complementares que poderiam ser realizados para auxiliar no diagnóstico. “Discutiram-se  as principais técnicas de coleta de amostras de sangue em ruminantes e os alunos tiveram a oportunidade de coletar amostras por meio da punção de veia coccígea, uma técnica apesar de simples, muito utilizada na rotina clínica de bovinos”, finaliza a docente. 

Skip to content