A imagem mostra os alunos do curso de Medicina Veterinária durante a palestra sobre animais peçonhentos realizada na UniFAJ.

Alumni da UniFAJ ensina estudantes de Medicina Veterinária sobre animais peçonhentos

Dr. Breno Martins Jancowski, alumni de Medicina Veterinária da UniFAJ, volta a IES para ministrar palestra “Biologia e Comportamento de Animais Peçonhentos”

A fim de aprender mais sobre animais peçonhentos, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK participaram de uma palestra sobre o tema. Ministrada pelo alumni da UniFAJ, Dr. Breno Martins Jancowski, a palestra “Biologia e Comportamento de Animais Peçonhentos” evidenciou, primeiramente, a diferença entre animal peçonhento e venenoso.

Posteriormente, Breno realizou a apresentação taxonômica de alguns animais como serpentes, anfíbios (sapos), aranhas, entre outros, descrevendo a Biologia e a ocorrência de cada espécie. Além disso, o palestrante também mostrou a importância da produção do soro antiofídico e sua utilização em casos de acidentes.

É importante ressaltar que os acidentes em humanos com animais peçonhentos, muitas vezes, ocorrem por invadir o habitat natural desses animais, que só atacam para se defender. Em caso de acidente, com humanos ou com animais, ter a informação sobre qual animal provocou aquele quadro é importante para decidir que tipo de soro deverá ser usado”, destaca o docente do curso de Medicina Veterinária, professor Fernando Ananias.

Por fim, o Dr. Breno mostrou as formas corretas de manuseio dos animais peçonhentos e os alunos puderam ter contato direto com as espécies, colocando em prática a teoria aprendida.

Para os estudantes de Medicina Veterinária é importante conhecer a biologia de um animal peçonhento e sua ocorrência para diagnosticar acidentes que ocorrem com pacientes como cães, equinos, entre outros. Como profissionais da saúde, importante saber quais acidentes podem ocorrer e a importância do uso do soro antiofídico nesses casos”, finaliza o docente Fernando sobre a importância da palestra do alumni.

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1700 aulas práticas por mês.

Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!