A imagem mostra os alunos do curso de Medicina Veterinária durante visita à fazenda de produção de leite Agrindus.

Alunos de Medicina Veterinária visitam uma das maiores fazendas de produção de leite do Brasil

Fazenda Agrindus está entre as cinco maiores empresas de produção de leite, sendo pioneira na produção de leite A2

Os alunos do terceiro semestre do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK (UniMAX) realizaram uma visita técnica a Agrindus S.A. – Fazenda Santa Rita. Localizada na cidade de Descalvado-SP, a empresa é uma das cinco maiores produtoras de leite do Brasil, sendo pioneira na produção de leite A2.  

Acompanhados pelos professores Henrique Zavarez e Henrique Barbosa Hooper, os estudantes puderam conhecer o processo produtivo, o laticínio e as práticas de manejo, com explicação do médico veterinário Dr. Guilherme Scheis. Após as explicações, o veterinário ressaltou o diferencial da produção do leite A2A2, que é um produto de melhor digestibilidade, ideal para pessoas que apresentam alergias ou intolerâncias. 

De acordo com o professor Henrique Barbosa Hooper, posteriormente os alunos visitaram a área de ordenha, os piquetes onde ficam as bezerras, galpão de free-stall e galpão climatizado, onde ficam vacas em começo de lactação. 

A Agrindus é uma empresa familiar que produz leite desde sua fundação em 1945. Hoje já são mais de 5.000 animais e mais de 65.000 litros de leite produzidos por dia na fazenda. Todos os serviços possuem importantes certificações: Selo Verde, Certificado de vacas A2A2 e Selo Bem-Estar Animal. O leite produzido pela empresa é destinado para o laticínio Letti A² (que fica dentro da própria fazenda) e para a produção da linha Agrindus. Além disso, parte da produção é vendida como leite cru para outras indústrias.

A atividade foi embasada pelas disciplinas de “Melhoramento Genético” e “Bem-Estar Animal”, sendo muito importante para promover a prática aos futuros médicos veterinários. Na oportunidade, os estudantes adquiriram conhecimentos sobre melhoramento genético, cruzamentos, importância do manejo nutricional correto, boas práticas de produção, medidas adotadas para conforto das vacas, como ventilação, manejo de cama, enriquecimento ambiental, densidade animal e principais cuidados nas diferentes categorias animal.

A visita foi muito produtiva nos âmbitos de fornecer aporte dos conhecimentos abordados em sala de aula. Os alunos compreenderam o que é leite A2, como os animais são selecionados geneticamente para obtenção desse produto e quais os benefícios deste alimento para nutrição humana”, finaliza satisfeito o docente Henrique Hooper.

Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!