Dia Mundial da Água: Alunos de Engenharia Civil promovem ação de conscientização
Em aula especial sobre o Dia Mundial da Água, estudantes também aprenderam sobre a função do engenheiro na preservação e a importância do ODS 6
No Dia Mundial da Água, os alunos do quinto semestre do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK participaram de aula temática e desenvolveram projeto de conscientização sobre a utilização do recurso natural. De acordo com a docente responsável pela iniciativa, professora Luciane Sandrini Dias, o objetivo das atividades foi gerar uma ação social, pois impacta a comunidade com uma informação positiva.
Durante as aulas da disciplina de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto, a professora promoveu um brainstorm (tempestade de ideias) sobre a importância da água e as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que prevê a disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
Segundo a professora Luciane, uma das situações discutidas foi o uso de água residual em funções que não demandam água potável.
“Considera-se água residual aquela que resulta de alguma atividade humana, que pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade, mas que geralmente acaba sendo descartada no meio ambiente sem nenhum tratamento. Quando descartada sem tratamento no rio, lago ou mar, a água residual pode acarretar na queda da qualidade da água dos rios, comprometimento da fauna e flora, da pesca, da navegação e da geração de energia, além de causar danos à saúde”, explica a docente.
Logo após a discussão, os alunos puderam analisar com mais calma as metas do ODS e produziram os banners. Determinado pelo UN-Water, setor da ONU que abrange questões sobre a água, as campanhas deste ano seguem a temática “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”. Sendo assim, o projeto dos alunos foi construído em torno deste tema, de forma a contribuir com diversos trabalhos ao redor do mundo.
Além disso, os futuros profissionais também aprenderam como o engenheiro civil pode utilizar de seus conhecimentos e competências para auxiliar em questões ambientais, como no caso de economia de água.
METODOLOGIA DE ENSINO
Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1.700 aulas práticas por mês.