A imagem mostra os alunos durante o plano de gerenciamento de obra.

Engenharia Civil do Grupo UniEduK aprende sobre Plano de Gerenciamento de Obra na prática

Alunos do curso de Engenharia Civil participam de uma série de aulas práticas sobre ferramentas para gestão de Plano de Gerenciamento de Obra

A fim de expandir os conhecimentos sobre a Gestão de Projetos, os alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK realizam um Plano de Gerenciamento de Obra.  Para isso, o Grupo UniEduK organizou uma sequência de aulas práticas sobre ferramentas que devem ser utilizadas neste processo.

De acordo com a docente responsável pelo projeto e pelas atividades, professora Mariana Campos, todo o trabalho será desenvolvido ao longo do semestre. Na primeira aula sobre o tema do semestre, os alunos se dividiram em grupos e cada um escolheu o termo de abertura do escopo de uma obra.

O termo de abertura fornece uma descrição de alto nível do resultado do projeto de obra, e visa possibilitar o desenvolvimento dos requisitos detalhados. A escolha desses documentos guia o Plano de Gerenciamento desenvolvido pelos alunos de Engenharia Civil, personalizando a experiência de cada grupo.

Ainda, de acordo com a professora Mariana, além da apresentação das ferramentas de gestão nas aulas práticas, foram abordados conceitos técnicos sobre gestão de pessoas, com elaboração de organograma e a matriz de responsabilidades do projeto.

A prática propicia aos futuros engenheiros civis a oportunidade de atuar, desde já, como gestores de projetos. Da mesma forma, o gestor acadêmico do curso de Engenharia, professor Silvio Cavallari, completa: “Proporcionar essa nobre experiência aos alunos os capacita ainda mais para o mercado de trabalho da construção civil, no qual a gestão de projetos permeia como modus operandi para empreendimentos de sucesso”.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Isso ocorre, porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK
Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!