A imagem mostra os alunos durante a aula de patê a choux e massa folhada.

Técnicas de Patê a Choux e Massa Folhada são ensinadas aos alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

O Patê a Choux e a Massa Folhada são considerados dois temas fundamentais para aprender técnicas e conceitos do universo da Confeitaria

Na disciplina Bases de Confeitaria e Panificação, ministrada pelo professor Sérgio Rischiotto (gestor acadêmico), os estudantes do primeiro semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK aprenderam técnicas de Patê a Choux e Massa Folhada.

O Patê a Choux é uma massa leve, muito comum em países europeus, base de uma série de preparações doces, que, ao invés de fermento químico, necessita da alta umidade para criar vapor durante o cozimento e fazer a massa crescer.

Já a Massa Folhada também é leve e não fermentada, porém é feita em várias camadas com grande adição de gorduras e pode ser utilizada em doces e salgados. Segundo o docente, os dois temas são fundamentais para aprender técnicas e conceitos do universo da Confeitaria.

Para aprender as técnicas, em primeiro lugar, os alunos tiveram uma introdução teórica sobre os temas, abordando detalhes, fundamentos, técnicas e dicas.

No segundo momento, eles puderam executar as preparações no Laboratório de Alimentos (Cozinha), apresentando as possibilidades de sobremesas com a Patê a Choux (carolinas, èclair, profiteroles, paris brest, etc.) e também de Massa Folhada, aprendendo em dois formatos (com margarina para folhados e com manteiga), sendo possível produzir mil folhas, croissants e folhados no geral”, explica o professor Sérgio.

Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!