Biblioteca do Grupo UniEduK realiza doação anual de livros à ONG Instituto Acervo

Compartilhe
Em 2021, foram doados cerca de seis mil exemplares que continuarão vivos por meio de iniciativa social

Um dos benefícios do aluno do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) é contar com um vasto acervo de publicações para usufruir e expandir o aprendizado adquirido em sala de aula. Mas, além de oferecer um serviço de qualidade para graduação, pós-graduação ou cursos técnicos, as Bibliotecas também realizam importante ação social ao destinar livros e revistas excedentes. 

A iniciativa acontece por meio da parceria com a ONG Instituto Acervo, que tem por objetivos, capacitar jovens, adolescentes e desempregados para o mercado de trabalho, apoio e incentivo à cultura e execução de projetos sociais. “As obras doadas não compõem as bibliografias dos cursos e não são objetos de pesquisa universitária. Contudo, quando fazemos essa doação, elas são aproveitadas e utilizadas da melhor forma possível, agregando valor e tornando-as úteis para a sociedade, explica a gestora das Bibliotecas do Grupo UniEduK, Maria Virgínia Rosa. 

O Instituto Acervo tem duas unidades de atuação: Guarulhos (SP) e Alegre (ES). As atividades oferecidas são gratuitas e desenvolvidas para atuar nas melhores condições de vida, saúde, moradia, cultura, informação, diversão etc. Entre os projetos realizados estão: Capacitar, Biblioteca Comunitária, Museu, Geração de Renda e Sustentabilidade e Geladeira de Livros. “A doação para o Instituto Acervo o Grupo UniEduK contribui para os vários projetos que se utilizam desses materiais. Os livros continuarão vivos, suas palavras e figuras serão fonte de inspiração e transformação para quem tiver contato com eles”, declara Maria Virginia. 

Em 2021, cerca de seis mil unidades foram doados à ONG, uma iniciativa que confirma a missão de “Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos”. E ainda contribui para o ODS 10 - Redução das desigualdades: Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. 

“Nossas Bibliotecas estão em movimento constante e a atualização é também através das doações, do excedente. E, nesse caso, nosso objetivo não é descartar, e sim contribuir para o reaproveitamento das publicações em ações de impacto positivo para a sociedade”, conclui a bibliotecária do Grupo UniEduK. 

Os interessados em conhecer ou contribuir com o Instituto Acervo, basta acessar o site www.institutoacervo.org.br

 

Saiba mais sobre a Biblioteca UniEduK

 

Confira notícias sobre a Biblioteca do Grupo UniEduK

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©