
A profissão oferece diversas possibilidades de atuação, motivo pelo qual sua graduação tem sido uma das mais procuradas
O mercado de trabalho para Biomedicina está aquecido e as expectativas são de que ele continue assim por um bom tempo. A profissão teve expressivo crescimento nos últimos anos, principalmente durante e pós-pandemia, já que esses profissionais desempenharam um importante papel na realização de exames, coleta de material e pesquisa de vacinas.
A gestora do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), professora Dra. Viviane Ferre de Souza Rodrigues, explica que essa é uma profissão que oferece diversas frentes de atuação. “Esse provavelmente é um dos motivos que faça com que o curso ganhe destaque e conhecimento entre a população, tornando a Biomedicina tão procurada e com uma demanda nacional crescente nos últimos anos”, diz.
A gestora explica que as atividades que podem ser exercidas por um biomédico vão desde análise de exames quanto a área estética e de investigação criminal. “É muito interessante as diferentes habilidades que o profissional da Biomedicina pode exercer. E por esse motivo essa é uma profissão tão apaixonante”, declara.
Áreas de atuação
São mais de 30 áreas como possibilidades de atuação para o profissional de Biomedicina. A UniFAJ oferece o curso de Biomedicina desde 2023 e formará a primeira turma no próximo ano. Já a UniMAX oferece o curso desde 2019 e já formou três turmas de profissionais da área.
A procura é tamanha que a UniFAJ e a UniMAX passaram a oferecer o curso no período matutino. “Com a amplitude das áreas de atuação do profissional biomédico a busca pelo curso aumentou muito e por isso demos início às turmas matutinas na UniFAJ e na UniMAX”, explica Viviane.
São diversas áreas nas quais o biomédico pode atuar. São elas:
- Acupuntura: a área se refere ao atendimento em consultório para procedimentos de acupuntura tradicional e moderna, assim como coordenar e exercer atividades ligadas à docência e pesquisa.
- Análises Ambientais: o profissional realiza análises físico-químicas e microbiológicas para o meio ambiente, além de relatórios técnicos, perícias e consultorias.
- Análises Bromatológicas: realiza análises de qualidade dos alimentos, assim como atividades de responsabilidade técnica relacionada aos alimentos, entre elas relatórios, perícias e consultorias.
- Análises Clínicas: a profissão permite a realização de atividades clínicas como exames e laudos de exames, assim como assumir cargos de liderança, assessoria e gestão dessas atividades.
- Auditoria: o campo de trabalho está diretamente ligado aos processos de certificação e acreditação para laboratórios de análises clínicas, indústrias e hospitais. O profissional também está habilitado a executar auditorias de contas hospitalares.
- Banco de Sangue: o profissional faz o processamento de sangue e suas sorologias, assim como exames pré e pós transfusionais e o manuseio de equipamentos de auto-transfusão. Nessa área entram também a gestão de unidades transfusionais, banco de células de cordão umbilical e para transplantes de medula, assim como bancos de células-tronco e de órgãos. É importante ressaltar que o biomédico que atua nessa área não pode realizar o ato transfusional, que fica a cargo de um médico especialista em hematologia e hemoterapia.
- Bioinformática: o profissional analisa dados biológicos, desenvolve programas e algoritmos para processar informações moleculares.
- Biofotônica: utiliza fontes de microscopia de fluorescência, como laser e LEDs, para visualizar estruturas celulares e moleculares e diagnosticar, tratar e monitorar doenças.
- Biologia Molecular: o profissional realiza coleta de materiais, análise, emissão e assinatura de laudos e parecer técnicos.
- Biomedicina Estética: o profissional da área de biomedicina estética utiliza métodos e técnicas invasivas não-cirúrgicas, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos. Dessa maneira, cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente.
- Bioquímica: o biomédico especialista em bioquímica realiza exames laboratoriais, interpretando resultados e desenvolvendo medicamentos e vacinas.
- Biotecnologia: o profissional pesquisa e desenvolvendo produtos obtidos por meio de biotecnologias.
- Citologia Oncótica: essa é uma área de ampla atuação, já que envolve a coleta de material cérvico-vaginal e análise de amostras, assim como a análise de material celular e de tecido, por meio de amostras de produto de raspados, escovados e aspirados de qualquer sítio corpóreo.
- Cosmetologia: realiza procedimentos estéticos não invasivos para melhorar a aparência da pele e do corpo. Ele também pode atuar na melhoria da autoestima e do bem-estar dos pacientes.
- Farmacologia: estuda como os medicamentos interagem com o corpo humano com o objetivo de desenvolver novos fármacos e tratamentos seguros e eficazes.
- Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico: o profissional atua na avaliação e monitorização do desempenho físico e bioquímico de atletas e praticantes de atividade física.
- Genética: o biomédico da área genética se especializa em exames de citogenética humana e genética humana molecular (DNA), assim como na pesquisa de todas as áreas da genética. Também pode assumir a responsabilidade técnica desses exames.
- Gerontologia Biomédica: é responsável pelo atendimento a idosos e suas famílias para promover a saúde e prevenir doenças.
- Habilitações para atuação em docência e pesquisa: o biomédico com habilitação em docência e pesquisa pode exercer a docência em instituições de ensino em disciplinas nas quais tenha sido capacitado, além de pesquisas nas áreas nas quais o profissional tenha sido habilidade, além de pesquisas em instituições de ensino.
- Hematologia: um biomédico hematologista realiza análises, diagnósticos e pesquisas relacionadas ao sangue, medula óssea, baço e linfonodos.
- Histotecnologia Clínica: o profissional processa amostras de tecidos humanos, analisa os resultados e emite laudos.
- Imagenologia: o profissional atua em tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), medicina nuclear (MN), radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos.
- Imunologia: analisa o sistema imunológico do corpo humano, identificando disfunções e desenvolvendo novos tratamentos.
- Informática de Saúde: é o campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas. A crescente presença da Inteligência Artificial também se configura como uma aliada nessa área de atuação e o profissional deve estar capacitado para fazer um uso otimizado da tecnologia.
- Microbiologia: o profissional estuda microrganismos como vírus, bactérias e fungos, para diagnosticar doenças infecciosas e desenvolver tratamentos.
- Microbiologia dos alimentos: o profissional realiza análises microbiológicas para a indústria alimentícia, assim como restaurantes, coletando materiais e analisando microorganismos patogênicos que normalmente contaminam alimentos mau processados e/ou conservados.
- Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório: o profissional é responsável por proteger o sistema nervoso central durante cirurgias por meio de métodos eletrofisiológicos para monitorar a integridade de estruturas neurais.
- Parasitologia: estuda parasitas, hospedeiros e as relações entre eles. Ele também realiza exames, emite laudos e atua em programas de saneamento básico, educação e combate a doenças.
- Perícia forense/criminal: o profissional faz a coleta, análise e interpretação de amostras biológicas em um contexto legal, como sangue, saliva, cabelo, tecidos e outros fluidos corporais relevantes.
- Perfusão: o apoio às cirurgias cardíacas também pode ser realizado por biomédicos especialistas em circulação extracorpórea (C.E.C.). O perfusionista (como é chamado o profissional da CEC), realiza o procedimento e monitora seus parâmetros, tais como a oxigenação, temperatura, pressão arterial, volemia e a coagulação sanguínea.
- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS): um biomédico especializado nesse setor atua como terapeuta integrativo, realizando tratamentos complementares à medicina.
- Radiologia: o biomédico especializado em radiologia desenvolve seu trabalho focado na obtenção de imagens por meio da radiação induzida.
- Reprodução Humana: o profissional atua na identificação e classificação de exames como processamento seminal, espermograma, criopreservação seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária e biópsia embrionária.
- Saúde Pública: o profissional analisa o estado de saúde da população ou condições de saúde de grupos populacionais específicos e tendências gerais do ponto de vista epidemiológico, demográfico, sócio-econômico e cultural e é capaz de atuar na identificação, elaboração e implantação de projetos e programas que promovam o equilíbrio da saúde e bem estar da população em geral.
- Sanitarista: assim como a atuação nas áreas de Saúde Pública, o profissional pode atuar com ênfase nos departamentos de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Zoonoses.
- Suplementos alimentares: o biomédico pode ser o responsável técnico na indústria de suplementos alimentares e, entre suas funções, estão a fabricação, comercialização e prescrição de suplementos.
- Tricologia Estética: orienta tratamentos capilares e mudanças de hábitos. Ele pode realizar exames e aplicar produtos específicos para recuperar a força e elasticidade dos fios.
- Toxicologia: estuda os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos, assim como as atividades a quantificação dos agentes toxicantes em diversas matrizes.
- Visagismo: o profissional visa harmonizar a aparência do rosto com a personalidade de uma pessoa.
Capacitação
As possibilidades de atuação para o profissional de Biomedicina são ainda maiores do que as apresentadas. Todas elas são abordadas nos cursos de graduação em Biomedicina oferecido pela UniFAJ e pela UniMAX. O bacharelado é oferecido em oito semestres com uma formação completa e prática. “Nosso objetivo é preparar os alunos para enfrentarem com profissionalismo e ética os desafios do mercado de trabalho”, ressalta Viviane.
A UniFAJ e a UniMAX prezam pelo aprendizado na prática desde o primeiro ano de faculdade, o que permite que os alunos tenham um contato muito importante com o dia a dia da profissão e do mercado. Um exemplo disso é a Atividade Prática de Extensão (APEx), obrigatória para o curso de Biomedicina, “Os alunos são desafiados a apresentar um projeto prático para a população que envolve a aplicação da teoria aprendida em todas as disciplinas do semestre”.
As inscrições para o vestibular de Biomedicina em 2025 na UniFAJ e na UniMAX estão abertas. O edital do curso está disponível aqui. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 15 de março por meio deste link.