A imagem mostra atividades de alunos do Grupo UniEduK que sempre tem a melhor faculdade para você estudar.

Como identificar a melhor faculdade para estudar?

Assim como decidir pelo curso certo, escolher a melhor faculdade para estudar exige conhecimentos prévios para uma análise consciente

Escolher um curso superior é uma escolha muito importante… e a  melhor faculdade? Também não é uma decisão fácil!

Identificar o curso superior que melhor se encaixa com a sua aptidão é uma escolha importante, que fará toda diferença para o seu projeto de vida. Por conseguinte, a escolha da faculdade, ou seja, da instituição de ensino, que vai  orientá-lo(a) por vários anos, também tem de ser bem pensada. 

Há muitos detalhes que precisam ser analisados e farão a diferença na sua formação. Alguns aspectos que têm grande peso nessa decisão são: 

  • autorização oficial (reconhecimento do MEC);
  • qualidade de ensino;
  • professores qualificados; 
  • qualidade das instalações/infraestrutura;
  • localização da instituição;
  • investimento

Vamos ajudar com algumas dicas para você escolher a instituição que mais se adequa à sua preferência!!! Confira:

 

Autorização oficial

É importante pesquisar se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer Educação Superior. 

Esse reconhecimento é de extrema importância e necessário para a validade do diploma que, por lei, deve ser renovado periodicamente. Você pode conferir pelo site – Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior

 

Qualidade de Ensino

Um dos pontos essenciais para a sua escolha é qualidade de ensino e envolvimento da instituição de ensino em projetos.

A metodologia de ensino que a instituição utiliza é primordial para a eficácia de seu aprendizado como aluno.

 

Pesquise

Busque qual metodologia é aplicada, quantidade de horas de aula prática/teórica, quais palestras sobre atualidade, visitas técnicas e participações em eventos envolvem o seu curso.

 

Professores qualificados

É interessante pesquisar o currículo do professor, quanto à titulação de especialização, mestrado e doutorado, além do seu grau de envolvimento com o mercado de trabalho e projetos. Você pode conferir pelo site Plataforma Lattes/CNPq.  

 

Qualidade das instalações/infraestrutura

Outra dica é visitar e conhecer a infraestrutura da instituição. Observe salas de aula, laboratórios, equipamentos, biblioteca, entre outros espaços. Tudo isso fará parte do seu dia a dia. 

Pegar indicações com outros alunos também é válido. Pesquise as redes sociais e compare: a propaganda condiz com o que acontece no ambiente acadêmico?

Analise a infraestrutura da instituição de ensino e o aproveitamento do espaço. Não adianta ser grande e não ter uma boa utilização, não é mesmo? 

 

Localização da instituição

Se você optar pela modalidade presencial, precisa analisar a localização da instituição de ensino, se fica distante da sua casa, se vai precisar de transporte ou mudar de cidade. 

Se liga na dica:

  • Imagine o seu dia a dia e se programe. Isso é gestão de tempo!
  • Pesquise o transporte que for usar  ou se a faculdade conta com estacionamento.

 

Investimento

Em primeiro lugar, lembre-se de que “estudo/conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você!”. Portanto, invista em uma instituição de ensino de qualidade que pode, realmente,  ajudar a construir seu futuro profissional. 

Coloque na balança os diferenciais que ela proporcionará e o quanto vai  prepará-lo para o mercado de trabalho. Não adianta escolher uma instituição porque “é mais barata”, pois você sabe aquele velho ditado… “o barato sai caro”.

Busque também as facilidades de pagamentos: campanhas promocionais, descontos de pontualidade, bolsas de estudos, programas de financiamento próprios, ingresso pelo ProUni – Programa Universidade para Todos ou Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Ainda tem dúvida? Podemos ajudar! Temos todos os requisitos que você procura. Conheça um pouco mais sobre o Grupo UniEduK:
Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!