Passeio começou em Indaiatuba e foi até Itupeva, município vizinho
Uma atividade prática diferenciada permitiu aos alunos de Educação Física do 4º semestre conhecer um pouco da história da região. A Caminhada Ecológica ao bairro Quilombo, em Itupeva, cidade vizinha de Indaiatuba, reuniu 91 estudantes de Bacharelado e Licenciatura que percorreram um trajeto de 9 km.
A visita fez parte da avaliação da disciplina Atividade Física de Aventura na Natureza e teve a participação dos professores Luiz Guilherme Bergamo e Cassius Leandro Rodrigues de Sá Pinheiro de Mello. “O objetivo foi envolver os alunos em uma vivência prática associando a atividade física (caminhada) com um trecho em contato com a natureza, sendo subidas, árvores, rochas, trilhas. Houve também a possibilidade da reflexão ambiental com o recolhimento do material reciclável”, explica o professor Luiz Guilherme.
A caminhada durou cerca de 4 horas, entre ida e volta, e teve início no bairro de Itaici, em Indaiatuba. Como em toda atividade física, a programação começou com uma série de alongamento e aquecimento, reforçando a importância de preparação do corpo e da musculatura. A jornada dos alunos seguiu por uma estrada de terra com muito verde, ar puro, vegetação nativa e construções do século XIX. Água e frutas fizeram parte do kit dos alunos, além de sacos de lixo para não deixar resíduos pelo caminho.
Para o estudante Marcelo Dias de Matos, o passeio foi bom por sair da rotina e permitir interação com a natureza. “Nunca imaginei que teria uma aula desse tipo. Nós pudemos verificar muitas pessoas fazendo praticando exercícios em harmonia com o meio ambiente. E Indaiatuba tem muitos recursos naturais que permitem esse tipo de atividade. Isso abriu também nossos horizontes para possibilidades profissionais”, afirmou.
Morador de Indaiatuba, o estudante Murilo Ramos ficou surpreso com o conhecimento acumulado. “Eu não conhecia essa parte da cidade, realmente foi uma experiência inovadora. O passeio todo foi bem organizado e a turma estava animada. A questão do lixo foi muito interessante, porque pudemos nos conscientizar do nosso papel quando formos executar uma atividade parecida como profissionais”, disse.
Ao final da caminhada, foi realizada conscientização por meio de perguntas e discussões envolvendo a participação de todos os alunos. Entre outros temas, foram abordados assuntos como ecologia, atividade física, relações, sensação de bem-estar e prazer. “Eu já estou esperando por outras oportunidades como esta. A proposta foi realmente enriquecedora”, finaliza o aluno Marcelo.
08/12/2016