A imagem mostra os alunos em diversas atividades do Março Lilás.

Campanha Março Lilás: curso de Enfermagem realiza exames em UBS

Alunos e docentes do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK participam da campanha Março Lilás, que visa conscientizar a população sobre o câncer de colo de útero

A fim de contribuir com a campanha Março Lilás, que alerta a população sobre a prevenção e o cuidado do câncer de colo de útero, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK realizará coleta de exames Papanicolau na cidade de Paulínia, que será liderada pela professora Rosa Franzolin.

Durante o mês de março, aos sábados, os alunos e docentes realizarão a coleta dos exames em mulheres de 25 a 64 anos que não realizam o exame há mais de três anos. Além disso, realizarão orientação para todas as mulheres que comparecerem na Unidade de Saúde São José sobre o exame específico e a saúde da mulher.

Segundo a professora Adriana Tebaldi Pereira, que participa da iniciativa, a abordagem da população é de extrema importância no sentido da prevenção do câncer de colo de útero e da promoção da saúde. Ainda, afirma que o projeto busca diagnosticar precocemente a enfermidade, com o objetivo de encaminhar a paciente ao tratamento adequado, caso necessário.

Reforçando, a gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Elaine Valias, declara que é de suma importância o envolvimento dos alunos na promoção de saúde. “Só reforça a preocupação da IES em formar enfermeiros que tenham expertise na atenção primária, em que o profissional exerce papel de educador em saúde, atividade de atuação estratégica no SUS”, completa a docente.

Da mesma forma, a estudante do curso de Enfermagem Izabella Araújo Cangussu mostra sua satisfação e gratidão em poder auxiliar no projeto Março Lilás: “Teremos a oportunidade de realizar na prática exames de Papanicolau, que é uma atribuição do enfermeiro, realizar orientação e esclarecer as dúvidas. Será o momento ideal para fortalecer o vínculo com a população da unidade São José e para adquirirmos experiência profissional. Estamos muito gratos por essa conquista“.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo