A imagem mostra a jabota Maria e seu novo casco 3D

Casco 3D inédito feito para uma jabota no Grupo UniEduK é destaque no SBT

O caso da jabota (fêmea do jabuti) Maria, que  recebeu um novo casco 3D, ganhou destaque na VTV afiliada da SBT. A prótese, feita em menos de 24 horas, é considerada a primeira do mundo a ser feita com auxílio de tomografia computadorizada e impressão 3D. Todo o processo de desenvolvimento foi realizado no Laboratório de Processos de Fabricação da UniFAJ em Jaguariúna. Além disso, a tomografia e a cirurgia de implantação foram feitas no Hospital Veterinário

Confira a reportagem na íntegra:

Tecnologia ajuda a salvar e recuperar animais | VTV da Gente

 

Saiba mais:

O caso da jabota (fêmea do jabuti) Maria e seu novo casco 3D inédito está ganhando repercussão na mídia brasileira. Dessa vez, ela foi destaque na VTV afiliada do SBT. A criação e confecção da prótese foi toda realizada pela parceria entre o Grupo UniEduK juntamente do alumni Alex de Alcântara, médico-veterinário formado pela UniFAJ.

Após sobreviver a um incêndio e perder seu casco natural, a jabota foi atendida pelo Dr. Alex. Ele, por sua vez, utilizou a infraestrutura da UniFAJ tanto em seus laboratórios como no Hospital Veterinário, que é o maior da América Latina. O médico-veterinário recebeu apoio do curso de Medicina Veterinária e Engenharia.

A reportagem do VTV da Gente, programa jornalístico da VTV/SBT, destacou que o casco, feito em menos de 24 horas, é considerada a primeira prótese do mundo a ser feita com auxílio de tomografia computadorizada e impressão 3D.

Para a produção da matéria, foram entrevistados Vinicius Olivetto Fernandes, aluno do curso de Medicina Veterinária e técnico do Laboratório de Engenharia da UniFAJ, que participou da atividade.

O professor Geraldo Delgado foi outro entrevistado e explicou sobre o desenvolvimento no Laboratório de Processos de Fabricação da UniFAJ. Ele falou ainda sobre a utilização de software do Ministério da Ciência e Tecnologia, parceiro da instituição ensino. Além disso, discorreu sobre o uso da tomografia computadorizada do Hospital Veterinário.

Já o Dr. Alex trouxe detalhes sobre sua iniciativa de procurar apoio da UniFAJ, de seu atendimento e acompanhamento da saúde do animal, que está se adaptando muito bem à prótese.

 

Crédito: VTV/SBT

Pular para o conteúdo