Quantas oportunidades você já perdeu em virtude de não conseguir ir presencialmente assinar um documento? E quanto você já precisou gastar com impressão, deslocamento e reconhecimento de firma na hora de fechar um contrato de aluguel, por exemplo? Entretanto, já pensou que pode existir uma solução que acaba definitivamente com esses inconvenientes? Surpreendentemente, o certificado digital nasceu justamente com esse objetivo, eliminando essas e outras dificuldades que estão por trás de uma "assinatura presencial".
Assim sendo, na prática, ele é conhecido como sua identidade virtual, e facilita e muito a vida de pessoas físicas e jurídicas. Cada vez mais os usuários estão aderindo a essa inovação e os próprios dados do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) revelam isso. Somente no primeiro semestre de 2019, o certificado digital se tornou uma solução para quase 3 milhões de pessoas, e o cenário mostra que esse número tende a crescer ainda mais.
Com ele, você tem segurança para assinar documentos eletronicamente, para fazer transações bancárias e muito mais. Tudo isso é feito com chaves criptográficas que só você tem acesso.
Na prática, o certificado digital traz benefícios como:
- Processos mais ágeis;
- Economia de recursos, eliminando a necessidade de impressão e;
- Facilidade no dia a dia.
Três opções de certificados digitais estão disponíveis no mercado:
- e-CPF - o certificado digital feito para as pessoas físicas;
- e-CNPJ - o certificado digital feito para as pessoas jurídicas e;
- NF-e - o certificado digital feito para emissão de notas fiscais.
O Grupo UniEduK apoia o uso de tecnologias que vêm para facilitar a vida de nossos alunos.
Tire suas dúvidas sobre o certificado digital no Serasa. Clique aqui para conferir!