Palestra, Oficina e Workshop são realizados para alunos de diferentes semestres na MAX
Faculdade Max Planck realiza nos dias 09, 10 e 11 de outubro o Ciclo de Estudos da Pedagogia, que esse ano privilegiou uma reflexão prática e consciente da atuação do docente diante dos desafios da inclusão nas escolas. A primeira palestra tem como tema “O Desafio da Inclusão da Diversidade Humana na Escola”, e será realizada pela professora Dra. Windyz Brazão Ferreira, Consultora e Pesquisadora na Área de Deficiência, Formação Docente para o Uso de Metodologias de Ensino Inclusivas, Políticas Públicas de Inclusão Escolar, Empoderamento de Mães de Pessoas com Deficiência.
No dia seguinte acontece o Workshop “Altas Habilidades/Superdotação – Da Dificuldade À Genialidade”, com a palestrante professora Clairen Angélica Santiago Lima, que possui Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para a Deficiência do áudio comunicação pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2004), Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2008) e Especialização em Educação Especial - Deficiência Intelectual pela Faculdade Network. Atualmente é professora de Sala de Recurso Multifuncional no município de Indaiatuba interior de São Paulo.
No dia 11 de outubro o Ciclo de Estudos será encerrado com oficina sobre “A Neuroeducação: Neurociência aplicada na sala de aula”, com a psicóloga Lilian Santos, formada pela PUC-Campinas com Especialização em Neuropsicologia e Aprimoramento em Psicopedagogia pela Unicamp. Atualmente trabalha com inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual em atendimentos clínicos e orientações escolares. E com grupos de crescimento para familiares de pessoas com deficiência, além do atendimento a grupos de crianças para desenvolver funções executivas.
“Esse evento é de extrema importância para a formação do pedagogo, uma vez que a inclusão da diversidade humana de forma mais ampla constitui um desafio para a escola. É comum em discussões sobre a educação especial focar nas deficiências ou transtornos de aprendizagem, contudo os alunos com altas habilidades/superdotados também constituem o público da educação especial e representam um enorme desafio para a escola e os professores. Sendo assim, essa será uma valiosa oportunidade para os nossos alunos ampliar seus conhecimentos educacionais”, declara a coordenadora do curso de Pedagogia, Sheila Salles Mendes.
SERVIÇO
Palestra: “O DESAFIO DA INCLUSÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NA ESCOLA”.
Palestrante: Profª Dra. Windyz Brazão Ferreira
Data: 09/10/2017 (2ª feira) | Horário: 19h
Local: Auditório da FIEC - FIEC Unidade I, no Parque Ecológico.
Workshop: “ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – DA DIFICULDADE À GENIALIDADE”.
Palestrante: Profª Clairen Angélica Santiago Lima
Data: 10/10/2017 (3ª feira) | Horário: 19h
Local: Faculdade Max Planck
Apresentação, Vivência e Roda de Conversa: “ESCOLA WALDORF”
Palestrante: Coordenadora da Escola Waldorf de Indaiatuba
Data: 10/10/2017 (3ª feira) | Horário: 21h
Local: Faculdade Max Planck
Oficina: “NEUROEDUCAÇÃO: AS NEUROCIÊNCIAS APLICADAS NA SALA DE AULA”.
Palestrante: Psicóloga Lilian Santos
Data: 11/10/2017 (4ª feira)
Horário: 19h
Local: Faculdade Max Planck
Programação: Apresentações dos Alunos
Data: 11/10/2017 (4ª feira) | Horário: 21h
Local: Faculdade Max Planck
06/10/2017