Evento produzido pelo 1º semestre reuniu alunos, professores e convidados no Campus I
Uma variedade de ritmos, sabores e cores invadiu o Centro de Convivência do Campus I no dia 30 de maio. O motivo foi a realização da Feira das Nações – Economias Empreendedoras, evento produzido por alunos do 1º semestre de Ciências Contábeis. Divididos em grupos, cerca de 60 alunos apresentaram características de oito países: Brasil, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Japão, Índia, Itália e México.
Alunos, professores e convidados marcaram presença. Os cursos de Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia também deram apoio à iniciativa. “Esse tipo de atividade permite que o estudante tenha uma visão do que significa economia internacional, seja como cidadão ou como profissional”, disse o diretor da Faculdade, professor Hector Escobar. “Com esta iniciativa, os ingressantes começam a ter uma prática profissional por meio de muita pesquisa sobre economia, costumes, comida, entre outros detalhes. E muito importante, eles trouxeram familiares que também passaram a interagir com a comunidade acadêmica”, explicou o coordenador do curso, professor João Barduchi.
Manifestações culturais de diferentes países dividiram espaço e chamaram a atenção do público. A capoeira e o forró representando o Brasil, os tradicionais tambores do Taikô trazendo um pouco do Japão e a Guacamole mostrando a culinária do México foram alguns dos exemplos que embalaram a Feira. O sistema de governo da Espanha, que é a Monarquia Parlamentar, foi um dos detalhes que chamou a atenção do aluno Kelvin Fabiano Borges ao preparar seu projeto. O estudante destacou ainda a importância da atividade prática para a formação profissional.
“No início pensamos que vai ser só cálculo, mas o curso de Ciências Contábeis tem um lado social e humano muito importante. Então, esse tipo de atividade quebra paradigmas. Muita gente acha que o nosso curso é uma ciência exata, mas é humana”, afirmou. Além do conhecimento sobre os países, Kelvin acredita que a experiência vai ajudar no currículo. “O compromisso da Faculdade, de 50% de aulas práticas, acredito que seja um diferencial no mercado de trabalho”, comentou.
A aluna Mônica Guimarães, do grupo Itália, também gostou de participar. “Acho que a iniciativa foi ótima porque as pessoas puderam conhecer um pouco da cultura de cada país e a sua importância. O profissional de Ciências Contábeis tem que saber o que acontece ao redor do mundo para poder aplicar no trabalho e essa iniciativa agregou muito”, disse.
Responsável pela disciplina de Economia e Mercados, o professor Milton Gonçalves está acostumado a trabalhar com calouros. Mas acredita que essa turma superou as expectativas. “Foi uma surpresa a dedicação desses alunos. Eles mostraram muita garra, foram buscar informações, fizeram lindas apresentações. Alguns grupos vieram no final de semana para treinar e isso agregou bastante para a formação deles. Acredito que o nosso objetivo, que era sair do tradicional, conseguimos alcançar com êxito”, concluiu.
CONFIRA OS PROJETOS
BRASIL
Alunos: Fernando de Lima; Ademilson José; Henrique Przsiczny; Murilo Henrique; Fábio Coelho; Willian Santos; Paulo Anadão; Luiz Henrique.
Atividades: Capoeira, Forró e Samba de Gafieira.
Convidados: Grupo de capoeira Guerreiro dos Palmares, alunos de Educação Física e da Escola de Dança Rodrigo de Oliveira.
ALEMANHA
Alunos: Shirley Mendoza; Luana Smaniotto; Jessica Almeida; Jaqueline Cerqueira; Fabiana Araujo; Camila Libório; Priscila Pereira; Talita Januário.
Atividades: Demonstração da economia e cultura alemãs.
Convidados: Alunos do 5º semestre de Ciências Contábeis caracterizados.
ESPANHA
Alunos: Alef Bento; Denis Rafael; José Augusto; Kelvin Borges; Thiago Eugênio; Vinicius Padua.
Atividades: Comidas e doces típicos; apresentação em violão de músicas típicas.
Convidados: alunos do 3º e 5º semestres de Ciências Contábeis com roupas típicas.
ESTADOS UNIDOS
Alunos: Ketlen Monique; Iara Soares; Graciela Zimbom; João Pedro Leite; Jessica Lippa; Leticia Barbosa; Jaqueline Andressa; Mariane Martins.
Atividades: Comidas típicas como mini hambúrgueres; ponche de frutas.
Convidados: Alunas de Pedagogia com apresentação “O Racismo”, entrega de imãs contra o racismo.
JAPÃO
Alunos: Evelyn Amanda; Patricia Vieira; Adriana Teixeira; Suzy Antonina; Jaqueline Keller; Breno Moreira; Marcelo Paranhos; Sérgio Faria; Allan Yuzo.
Atividades: Origamis, trajes típicos, danças típicas.
Convidados: Associação Cultural, Esportiva, Nipo Brasileira de Indaiatuba (ACENBI).
ÍNDIA
Alunos: Pedro Augusto; Evelyn Daine; Vanessa Rafaela; Vanessa Pires; Kevin Roque; Clara Patelli; Larissa Borrasca.
Atividades: Comidas típicas, bolo e chá tradicionais; roupas típicas, réplica do Taj Mahal.
Convidados: Alunas do 5º semestre de Ciências Contábeis caracterizadas.
ITÁLIA
Alunos: Aline Cristina; Igor Miranda; Igor Neves; João Vitor; Monica Guimarães.
Atividades: Trajes típicos, comidas típicas, pizza, e o vinho. Demonstração sobre a educação italiana pelas alunas de Pedagogia do 3º semestre.
Convidados: Alunas do 3º semestre de Pedagogia.
MÉXICO
Alunos: Amanda Alves; Erica Batista; João Vitor Mazetti; Bruna Costa; Monica Giuseppin; Luana Andrade; Danilo Leandro; Jussara Politi.
Atividades: roupas típicas, comidas típicas como guacamole.
Convidados: Alunos do 5º semestre caracterizados da série Chaves.
[fancygallery id="60"]