Com atuação de alunos e docentes da UniFAJ, cidades da região são destaques em ranking da saúde

Pedreira, Holambra e Jaguariúna estão no top 5 da RMC em ranking que avalia atenção primária

A rede de saúde de Pedreira, que conta com atuação diária de alunos e docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), foi a primeira colocada em ranking que avalia a atenção primária a saúde. O Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, analisa a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela rede pública municipal por meio de sete indicadores que fornecem uma visão geral do desempenho do sistema de saúde. São áreas como atendimento de hipertensos e de diabéticos, vacinação, saúde da mulher e cuidado pré-natal.

Além de Pedreira, que obteve nota 9,44, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) as cinco primeiras colocações no ranking são completadas por Itatiba (nota 8,79), Holambra (8,75), Nova Odessa (8,58) e Jaguariúna (8,44).

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) é parceiro do sistema público de saúde das cidades de Pedreira, Holambra e Jaguariúna. A parceria consiste no direcionamento dos estudantes dos cursos de Medicina e Saúde para o atendimento da população em hospitais e postos de saúde.

O cálculo feito pelo governo federal leva em consideração nove critérios: disponibilidade, simplicidade, granularidade (tratamento e gestão de dados), periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Correio Popular, a secretária de Saúde de Pedreira, Ana Lúcia Nieri Goulart, atribuiu a colocação da cidade ao Programa Saúde da Família, com agentes comunitários da saúde indo até as casas das pessoas e fazendo um controle corpo-a-corpo no atendimento primário à saúde, incluindo comparecimento a consultas, vacinação, controle do tratamento e outras atividades, tendo autonomia para levar pedidos de exame, agendar atendimentos e até entregar medicamentos de alto custo.

Segundo o gestor do curso de Medicina da UniFAJ, professor Dr. André Lemos, a parceria é extremamente valiosa já que permite colocar e desenvolver novos serviços de saúde em alguns locais e os alunos, assim como preceptores e docentes, auxiliam na estratégia de saúde da família e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). “À medida que os anos vão passando, a experiência dos alunos se amplia, o que remete a uma melhora dos atendimentos e ampliação dos mesmos”, explica Lemos.

Os preceptores e docentes, por sua vez, passam por programas de educação continuada e de reciclagem, o que faz com que eles se mantenham atualizados com as mais novas diretrizes médicas das áreas em que atuam. “Em Estratégia de Saúde da Família e Comunidade temos uma sequência de treinamentos e programas que ofertamos aos médicos que atuam na rede de saúde dos municípios parceiros para que eles mantenham a qualidade no atendimento à população, assim como ampliem e melhorem seus conhecimentos”.

ESCOLHA O PORTAL QUE DESEJA ACESSAR

Selecione qual vestibular deseja fazer:

UniFAJ

UniMAX

Pular para o conteúdo