Agende uma visita!

Comunicação não violenta é tema de artigo escrito por alunos do Grupo UniEduK

Por meio de disciplina eletiva, os estudantes puderam refletir sobre os impactos de uma liderança agressiva, assim como analisar seus próprios comportamentos

Através da metodologia de ensino do Grupo UniEduk (UniMAX, UniFAJ e Faagroh), que promove o Ensino por Competências, seus alunos podem escolher disciplinas chamadas de Eletivas que compõem a formação, além das competências específicas de cada curso. O estudante escolhe as disciplinas que têm aderência com sua formação naquele momento, tornando-o protagonista  da sua trilha de aprendizado. Assim, formam-se turmas mistas, de todos os semestres e todos os cursos, proporcionando a troca de conhecimentos, a interação, entre outros fatores. 

Foi o que aconteceu com a disciplina eletiva  “Liderança e Gestão de Equipe”, em que seis alunos, de diferentes áreas de formação, participaram do Projeto “Reflexões sobre Comunicação não violenta”. Após refletirem e discutirem sobre o assunto, produziram um artigo colaborativo, pensando nos impactos de uma liderança agressiva. Os alunos foram orientados pela professora Carla Borges, responsável pela disciplina e coautora do artigo com os estudantes: Caio Sousa Chaves, Estella Hora, Anna Lea Basílio, Eduardo Filippi, Mônica Kimura e Rodolfo Arten. 

Por ser uma turma mista, foi um desafio instigante a proposta da atividade. Os alunos puderam fazer uma autoavaliação sobre o próprio comportamento. A possibilidade de interagirem foi outro benefício. Competências como trabalho em equipe, respeito e comunicação foram trabalhadas também nesta atividade”, enfatizou a docente.

A aluna do curso de Enfermagem Mônica Kimura se surpreendeu com o desenvolvimento da disciplina. “A maneira como foi proposta, sempre com muita interação, tanto de alunos quanto da professora Carla, forneceu importantes subsídios para reflexão e conscientização quanto à importância do correto comportamento organizacional para o bom andamento do trabalho em equipe. Que ‘chefe’ não é o mesmo que ‘líder’, que ‘gestão’ não é o mesmo que ‘administrar’ ou ‘planejar’. Foi um semestre proveitoso e divertido”, declarou a aluna. 

Confira o artigo Como praticar a Comunicação Não Violenta?, clicando aqui.

Skip to content