Concluintes de Ciências Contábeis comemoram aprovação no Exame de Suficiência
Prova do Conselho Regional de Contabilidade é obrigatória para exercício profissional
Um grupo de alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis teve motivos em dobro para celebrar o final do ano. Mesmo antes da graduação, 12 estudantes conseguiram aprovação no Exame de Suficiência Contábil, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O teste comprova o conhecimento para exercício legal da profissão.
Segundo o coordenador do curso, professor João Barduchi, as aprovações demonstram a qualidade da formação oferecida pela MAX. “Em média, o CRC aprova menos de 50% dos candidatos. No caso dos alunos da Faculdade, tivemos aprovação de 12, dos 15 que prestaram. Ou seja, 80% de aproveitamento”, explicou.
Aos 27 anos de idade, Monique Fernanda Beloni realiza o sonho de concluir Ciências Contábeis. “Eu gostei muito do curso, me abriu várias portas. Por exemplo, por meio do networking com outros alunos consegui uma oportunidade de trabalho. E com o conteúdo aprendido nas aulas, fiz o exame do CRC com tranquilidade”, disse.
Monique foi contratada pela Lógica Assessoria Contábil depois de receber informação da vaga pela colega de sala Cristiani Dias de Oliveira Arantes. “É uma excelente profissional, estou aprendendo bastante. Ela viu meu perfil e me indicou. Passei por processo seletivo, entrevistas e hoje trabalho no departamento onde ela é coordenadora”, contou Monique.
Cristiani foi outra aluna aprovada no exame do CRC. Ela fez a prova ainda no 7º semestre do curso. “Eu trabalho na área fiscal há alguns anos, mas no exame é todo voltado para contábil. Então, todo o conhecimento para fazer o teste eu tive em sala de aula. Tivemos muitos exercícios e apoio do corpo docente também”, comentou.
As duas alunas destacaram, ainda, a relevância das ações sociais. “Nós fizemos muitas atividades de arrecadação de itens para entregar a instituições que cuidam de crianças. E eu acho importante nós termos esse olhar social, inclusive para a nossa carreira porque também atuamos com empresas do terceiro setor e é legal entendermos o cenário deles”, afirmou Cristiani. “Eu fiz questão de participar de todas as ações junto à comunidade. Isso faz com que possamos olhar o problema dos outros e verificar como podemos ajudar, além de aprendermos muito”, declarou Monique.
Murilo Fernando Américo, também aprovado no Exame de Suficiência Contábil, disse estar muito grato por todos os ensinamentos adquiridos no curso. “A MAX me deu toda a base que eu precisava para atuar na área contábil. A maioria dos professores se empenhou em nos orientar, inclusive com exercícios de outras provas do CRC e tirando dúvidas. Só tenho a agradecer porque o conteúdo foi essencial”, garantiu o aluno, que atualmente atua na NGV Assessoria Contábil.
E mesmo com a rotina exaustiva, a Faculdade vai deixar saudades para esses estudantes. “É cansativo trabalhar e estudar, mas já estou com saudades dos colegas e professores. Minha meta agora é descansar um ano e voltar para a MAX para fazer Direito, que é outro curso muito forte”, explicou Murilo. “Eu fiz muitos amigos e o ambiente sempre foi muito gostoso, com certeza vou sentir falta”, finalizou Cristiane.
Importante reforçar que o alto índice de aprovação no Exame de Suficiência é um dos diferenciais do curso de Ciências Contábeis da MAX, que tem como objetivo capacitar o profissional para exercer diversas formas de gestão empresarial, com visão ampla dos sistemas de informações, processos contábil e gerencial. Outros atributos são: aulas práticas desde o início do curso, foco nas áreas contábil, fiscal, controladoria, auditoria, controle gerencial, planejamento tributário, governança corporativa e contabilidade digital; intercâmbio com entidades de classe e atuação em projetos sociais e aplicação de métodos para compatibilizar programas de otimização de custos, produção e vendas.
09/01/2017