As estudantes de Psicologia do sétimo semestre foram campeãs do Ciclo de Empreendedorismo com o projeto "Autismo: quando se conhece as peças se encaixam". Em segundo lugar, os estudantes de Marketing do terceiro semestre apresentaram o projeto "ChefCook". Já o terceiro lugar foi conquistado pelas estudantes de Farmácia e Nutrição com o projeto "Introdução ao Empreendedorismo na Utilização da Planta Alimentícia Não Convencional Ora-pro-nóbis".

Conheça os vencedores do TechDay e do Ciclo de Empreendedorismo da UniFAJ

Projetos campeões foram desenvolvidos por estudantes dos cursos de Psicologia, Marketing, Nutrição e Farmácia

O TechDay e o Ciclo de Empreendedorismo cumpriram seu papel, mais uma vez, e movimentaram o campus do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) com a apresentação de ideias e projetos inovadores.

O TechDay é uma feira de apresentações destinada a todos os alunos de Engenharia e Ciências da Computação, que apresentam os projetos desenvolvidos ao longo do semestre. Já no Ciclo de Empreendedorismo e Inovação os alunos de todos os cursos têm a oportunidade de apresentar os projetos inovadores desenvolvidos ao longo do semestre.

Dezessete projetos foram apresentados no TechDay e 32 projetos no Ciclo de Empreendedorismo e Inovação. Para Marcio Sanches, diretor de Pesquisa e Inovação do InovaEduK, hub de inovação da UniFAJ, os projetos apresentados podem virar negócios. “Os projetos terão a oportunidade de serem desenvolvidos dentro da universidade e poderão se tornar serviços, novas empresas, produtos e quem sabe, um dia, grandes negócios”, disse.

Os projetos foram avaliados por empresas convidadas a votarem nas ideias mais criativas. Para Ale Marauti, gerente de Marketing da Vanderhulst Indústria, o nível dos trabalhos apresentados foi surpreendente. “Foi interessante ver alguns trabalhos que utilizaram correias transportadoras em seus processos e queremos que esses alunos visitem alguns clientes nossos porque essa interação entre academia e a parte produtiva é fundamental”, disse.

Já Ernesto Levy, diretor global de Operações da Motorola, o desenvolvimento das empresas vem de inovar, pensar diferente. “Essa iniciativa da UniFAJ é extremamente importante para engajar os alunos a identificarem novas oportunidades, se desenvolverem como estudantes e contribuírem para a sociedade, com inovações que irão ajudar no dia a dia”, declarou.

Para Carla Cozer, consultora do Sebrae, o TechDay e o Ciclo de Empreendedorismo são muito importantes. “É um momento de olhar a inovação, de conhecer o mercado e de receber feedbacks”, disse.

Já Luciano Silva, presidente da Associação de Profissionais de Propaganda (APP) de Campinas, o evento impressiona pelo desempenho dos jovens. “Precisamos entender que a área de comunicação e de Marketing estão diretamente ligadas com inovação e tecnologia e um evento como esse colabora demais para o desenvolvimento profissional desses estudantes”.

Flávio Pacetta, diretor geral da UniFAJ, destacou a premissa do centro universitário em valorizar a prática das atividades. “Temos laboratórios para que os alunos possam aprender na prática, com qualidade, e desenvolver projetos tão bem elaborados como esses”.

Ao final das apresentações, os três projetos mais bem avaliados foram eleitos os vencedores. Conheça os campeões do TechDay e Ciclo de Empreendedorismo da UniFAJ:

1º Lugar: “Autismo: quando se conhece as peças se encaixam”

Uma proposta de cartilha sobre autismo de forma a desmistificar estereótipos com práticas alcançáveis a qualquer pessoa.

Curso: Psicologia

Autoras: Luana Garcia, Elisangela Mancini e Luciana Carandina, estudantes do 7º semestre de Psicologia

Esta foi a segunda vez que as alunas participaram do evento e, para elas, poder ver o trabalho com uma perspectiva de ampliação e replicação do que produziram trouxe muito entusiasmo para que continuem o projeto.

2º Lugar: “ChefCook”

Um projeto de hidroponia com um sistema IOT para controle e monitoramento do sistema. O sistema incluí um sensor de temperatura e humidade e um sensor de PH, além do monitoramento e controle das bombas de circulação, incluindo um circuito de emergência para o dreno total.

Curso: Marketing

Autores: Maurício Camilotti Ballardini, Vinícius Rafael Belleli, Vitor Henrique Silva e Giovanni Falango Rischioto, alunos do terceiro semestre

Esse foi o primeiro projeto que os estudantes fizeram e no qual depositaram muito esforço para pensar em algo que ninguém havia feito. E deu certo! Ao final de todo o processo os integrantes do grupo se surpreenderam com o resultado obtido. Para eles, foi muito bom ter um resultado positivo já no primeiro projeto e isso os incentiva ainda mais.

3º Lugar: “Introdução ao Empreendedorismo na Utilização da Planta Alimentícia Não Convencional Ora-pro-nóbis”

O objetivo do projeto foi abordar o potencial empreendedor que envolve a planta alimentícia não convencional ora-pro-nóbis, explorando suas propriedades nutricionais e medicinais para o tratamento de indivíduos portadores de diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Além disso, propõe-se investigar maneiras de inserir a ora-pro-nóbis em produtos alimentícios e farmacêuticos de forma inovadora, visando a utilização em larga escala.

Curso: Farmácia/Nutrição

Autoras: Lais de Faria Fonseca (aluna do terceiro semestre de Farmácia e professora de Atividades Práticas e assessora pedagógica do curso de Nutrição), Júlia Nogueira Albino (aluna do sétimo semestre de Farmácia), Selma Toniatti de Sales (aluna do sétimo semestre de nutrição) e Raphaella Priori de Brito (aluna do terceiro semestre de Nutrição)

Para as estudantes, participar do Ciclo de Empreendedorismo foi uma excelente oportunidade para entender como a prática da profissão pode ser aplicada no empreendedorismo. Além disso, foi possível adquirir mais conhecimento e ampliar o networking com alunos da instituição e convidados.

Veja mais em: https://grupounieduk.com.br/noticias/mostra-de-tecnologia-inovacao-e-empreendedorismo-premia-melhores-projetos-da-unifaj/

Pular para o conteúdo