Consultoria de gestão e qualidade no setor alimentício é foco do projeto do curso de Nutrição
O objetivo do projeto sobre consultoria de gestão e qualidade no setor alimentício foi promover a vivência prático-profissional por meio da aplicação dos conhecimentos em situações reais. Para isso, os futuros nutricionistas, a partir de visitas técnicas em estabelecimentos para avaliação higiênico-sanitária, pesquisaram, apresentaram e entregaram a reformulação de algum item do cardápio ou produto desses locais. Com isso, eles trabalharam técnicas e conceitos gastronômicos e nutricionais.
O projeto integrador dos alunos do terceiro semestre do curso de Nutrição do Grupo UniEduK foi uma consultoria de gestão e qualidade no setor alimentício. O tema foi trabalhado tanto na UniMAX, em Indaiatuba, como na UniFAJ em Jaguariúna.
As disciplinas envolvidas no projeto foram Planejamento e Gestão no Setor Alimentício, Gastronomia, Controle e Segurança Alimentar e Análise e Tecnologia dos Alimentos. Os professores responsáveis são Viviane Herculiani, Sérgio Rischiotto, Ana Aguiar e Dag Mendonça Lima.
Entre os objetivos da proposta, os docentes destacam a vivência prático-profissional por meio da aplicação dos conhecimentos em situações reais de todo o conteúdo abordado durante o semestre. Com isso, os alunos absorvem e compreendem melhor os conceitos estudados. O projeto também possibilitou o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões e de resolver problemas, a articulação em grupo, entre outros.
Além disso, os estudantes puderam conhecer e trocar experiências quanto às tradições, à cultura, técnicas e conceitos do setor alimentício pertinentes à gastronomia familiar. Eles puderam, ainda, entender a relação entre o ato de se alimentar com a história, insumos e leis gerais da alimentação. E, por último, identificar possíveis percepções frente a determinadas ações e tipologias de negócio no setor alimentício.
Para isso, os futuros nutricionistas, a partir de visitas técnicas em estabelecimentos para avaliação higiênico-sanitária, pesquisaram, apresentaram e entregaram a reformulação de algum item do cardápio ou produto desses locais. Com isso, eles trabalharam técnicas e conceitos gastronômicos e nutricionais.
O projeto contou com as etapas de Planejamento e Gestão no Setor Alimentício; Gastronomia; Controle e Segurança Alimentar; Análise e Tecnologia dos Alimentos e apresentação de todas essas fases. Tudo isso foi submetido à avaliação dos docentes.
A apresentação contou com a presença dos representantes dos estabelecimentos visitados pelos alunos. Além de acompanhar, eles puderam dar um feedback em relação às sugestões de melhorias e desenvolvimento frente aos conteúdos trabalhados nas disciplinas envolvidas.