Turmas do 2º e 8º semestres realizaram atividades práticas em duas instituições de Indaiatuba
Contratar profissionais com visão social, além do conhecimento técnico, tem sido uma prática cada vez mais comum no mercado de trabalho. E para os profissionais ligados às práticas esportivas essa talvez seja uma necessidade ainda maior. Por isso, o curso de Educação Física convidou alunos do 2º e 8º semestres a desenvolverem ações sociais com públicos muito especiais: crianças e idosos. As atividades práticas estiveram ligadas ao conteúdo acadêmico e foram realizadas nos dias 26 e 27/11 em instituições sociais de Indaiatuba.
“Os eventos superaram as expectativas, pois os alunos se envolveram nas atividades e demonstraram muita responsabilidade em seguir o planejamento, souberam mediar conflitos e resolver problemas que sempre surgem em eventos. Tiveram iniciativa e dinamismo conseguindo estimular a participação de todos”, afirma a professora Ana Lucia Ratti Brolo.
A primeira atividade aconteceu na Casa da Providência com 35 crianças entre 5 a 10 anos de idade. Com o nome “Max Heróis – Missão: resgatando os poderes por meio de sorrisos”, a atividade atendeu às disciplinas Prática Profissional e Práticas Pedagógicas e teve como objetivo estimular o desenvolvimento infantil por meio de jogos e brincadeiras. Vestidos de super-heróis, os alunos realizaram brincadeiras e ganharam a atenção da criançada.
“O nosso trabalho é baseado na convivência e as brincadeiras são importantes ferramentas para o fortalecimento dos vínculos. Os alunos demonstraram comprometimento e muita disposição, e as crianças adoraram”, afirma Edilene Cristina Wolf, assistente social da Instituição. “É muito importante a Faculdade ter essa preocupação de formar profissionais com o olhar para o outro. É o que o nosso mundo está precisando e com certeza esses alunos serão profissionais muito mais completos. E isso acontecer no início do curso é fundamental, porque já ajuda o estudante a verificar se é isso mesmo que querem seguir”, reforça.
Para a aluna Cristina Reinaldo Morais, a atividade foi excelente. “Eu sou suspeita para falar porque eu adoro crianças. E poder colocar em prática os conceitos do curso é maravilhoso. É completamente diferente da nossa rotina e com certeza agregou muito para a minha formação”, diz. “Foi muito gratificante para todos nós. Não tem dinheiro no mundo que pague os sorrisos e abraços que recebemos das crianças. Creio que essa interação com eles só fortaleceu a vontade de dar aula para crianças”, declara o aluno Felipe Lopes Oliveira da Silva.
A outra ação social realizada pelo curso de Educação Física envolveu os moradores do Lar de Idoso Emmanuel. Dessa vez, alunos do 8º semestre desenvolveram uma atividade prática relacionada à disciplina Atividade Física para Terceira Idade. Segundo a professora Ana Lúcia, o objetivo foi mostrar aos alunos um pouco da realidade desse público e como as atividades recreativas podem promover o bem estar físico, social e afetivo para os idosos. “Também queremos sensibilizar os alunos para que os mesmos apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina em sua vida profissional, afinal a população idosa cresce consideravelmente em nosso país tornando um público bastante promissor para a área da Educação Física”, explica a professora Ana Lúcia.
O evento contou com música ao vivo e bingo. Os estudantes aproveitaram para interagir com os idosos, ouvir um pouco de suas histórias e perceberam o quanto é possível auxiliar esse público para uma vida de bem estar por meio da atividade física. “Para nós foi muito importante porque a Educação Física tem esse sentimento acolhedor. E ver o sorriso do idoso é muito gratificante”, comenta o aluno Douglas Macedo Santos.
A preocupação de Douglas com a terceira idade virou tema do TCC, que teve como objetivo mostrar a importância da atividade física no aspecto biopsicossocial do idoso. “Pesquisas mostram o envelhecimento da população. Segundo dados do IBGE, até 2060 quase 30% será idosa. E os exercícios físicos são fortes aliados para garantir autonomia.
19-12/2016