Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve aula prática sobre acessibilidade

Atividade apresenta as dificuldades da mobilidade urbana com alunos de 2º e 4º semestre

A mobilidade urbana pode ser entendida como as condições necessárias para o deslocamento humano de todos, sem excessão pela cidade, isso significa que a movimentação de pessoas, seja por transporte coletivo ou individual, motorizado ou manual está profundamente relacionada à acessibilidade. Dessa forma, as professoras Rose Panneta e Fabiana Nunes de Oliveira Silva do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizaram uma atividade com os alunos sobre acessibilidade para pessoas com deficiência.

O objetivo desta atividade foi retratar as dificuldades de mobilidade urbana encontradas pelas pessoas com deficiência. “A atividade foi sobre acessibilidade e mobilidade, com objetivo de nos passar os princípios dos direitos universais. Por meio, dessa iniciativa consegui conhecer de perto as dificuldades que pessoas com deficiência têm perante projetos mal elaborados”, comenta Wilson Ferreira Santos Pereira, do 2º semestre.

Por meio da atividade os alunos perceberam a importância do planejamento urbano, considerando as necessidades, reivindicações e as estratégias que permitem a inclusão social.  “É uma ótima iniciativa dos professores em nos mostrar essa vivência, pois sabemos que é muito difícil para uma pessoa com necessidades especiais conviver na sociedade quando a mesma não oferece a acessibilidade”, comenta o aluno Michael de Faria Andrade, 4º semestre.

O curso de Arquitetura e Urbanismo têm como objetivo formar um profissional humanista, apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, de grupos sociais, de comunidades e da sociedade em geral, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior. “Para minha carreira essa atividade foi de total importância, pois eu e meus colegas como futuros arquitetos e urbanistas, podemos desde já planejar e integrar a presença dessas pessoas em qualquer ambiente sem nenhum tipo de obstáculo, que dificulte ainda mais seu dia a dia”, afirma Rayla Monick Celestino Barbosa, do 4º semestre.

O curso oferece outros diferenciais como aulas práticas e interativas que permitem ao aluno atuar com mais propriedade no desenvolvimento de projeto e suas intervenções, sempre tendo como norteador a responsabilidade social. “Estamos desenvolvendo um projeto, onde já havíamos pensado na implantação de acessibilidade, mas devido à palestra e a vivência que tivemos, a intenção ficou ainda mais clara”, afirma a estudante.

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