A imagem mostra momentos da abertura da SIPAT 2023

Curso de Enfermagem abre a SIPAT 2023 da UniFAJ

A abertura da SIPAT 2023 da UniFAJ em Jaguariúna contou com a contribuição da Liga de Urgência e Emergência e com o Projeto UniEduK Seguro, ambos do curso de Enfermagem. Os temas abordados foram Primeiros Socorros e ISTs.  Os assuntos foram ministrados por Adriana Tebaldi Pereira, professora das práticas de Enfermagem, e pelo bombeiro civil da cidade de Pedreira, Willian Menoncello.

O primeiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2023 da UniFAJ (Grupo UniEduK) contou com a contribuição do curso de Enfermagem. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) junto de alunos e professores da Liga de Urgência e Emergência. O Projeto UniEduK Seguro também contribuiu com a abertura da Semana.

Além disso, a Liga ficou responsável por abordar o tema “Primeiros Socorros”. Foram apresentadas práticas de atendimento a paciente em síncope (desmaio), crise convulsiva, desengasgo em adultos e crianças e Parada Cardiorrespiratória. As orientações foram passadas pela professora Adriana Tebaldi e o bombeiro civil da cidade de Pedreira, Willian Menoncello.

Assuntos relacionados a atendimento de Primeiros Socorros é de extrema importância em qualquer lugar. Os colaboradores da UniFAJ, que participaram da SIPAT 2023, adquiriram um pouco de conhecimento em relação ao primeiro atendimento e a solicitação de ajuda especializada. Uma simples manobra de desengasgo pode salvar uma vida. É necessário manter a calma, solicitar ajuda e realizar a manobra necessária. Todos os colaboradores presentes no treinamento levaram esses conhecimentos para a vida”, enfatiza a professora Adriana.

Já o Projeto UniEduK Seguro abordou Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. A aluna Danielly Cris da Silva, do sétimo semestre de Enfermagem, falou sobre prevenção e utilização de proteção de barreira como camisinha feminina e masculina. Ela abordou as principais:  Sífilis, Hepatite e HIV.

“Foi incrível a adesão dos colaboradores na SIPAT 2023. É muito importante o envolvimento e engajamento dos colaboradores, além da participação dos nossos alunos da Liga de Urgência e Emergência. Uma das principais atuações da Enfermagem é a educação em saúde, e com isso buscamos atingir o máximo de pessoas com conhecimento, visando à proteção e prevenção”, conclui a docente.

Cerca de 90 colaboradores foram sensibilizados com o tema.

Pular para o conteúdo