Cinco oficinas foram realizadas ao público atendido pela FATI e pelas ILPIs
Mais de 70 idosos da FATI (Faculdade Aberta à Terceira Idade) e de duas ILPIs (Instituições de Longa Permanência) foram beneficiados com as oficinas oferecidas pelo curso de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba durante todo o mês de abril.
De acordo com o coordenador do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio, as atividades envolveram todos os alunos do 5º semestre de Enfermagem e teve por objetivo despertar o interesse dos idosos pelos cuidados com a saúde. “A finalidade é prevenir problemas que, muitas vezes, ocorrem pela falta de informação, ajudar a lidar com situações já existentes, promovendo a socialização, debates e discussões, além de proporcionar a interação entre os participantes nas atividades práticas, estimular a criatividade, memória, atenção, coordenação motora, entre outras tantas funções importantes para que o indivíduo viva de forma saudável”, ressalta.
Ao todo foram realizadas cinco oficinas com os temas “Produzindo Origami com o objetivo de desenvolver os movimentos finos nos idosos; “Bingo da Saúde” para promoção e prevenção de saúde com questões temáticas; “Cine da Terceira Idade e dinâmica com mímica” a fim de ofertar um momento prazeroso, servir como um instrumento de reflexão, orientar para um olhar de abordagem social contextualizada e desenvolver capacidade de observação crítica; “Promovendo Autoestima “com momentos de interação, socialização, integração pessoal, fotografias para registrar e visita dos alunos para um chá da tarde e “A arte do pintar na Terceira Idade”, em que os alunos também realizaram um chá da tarde. “Nessa última oficina, os idosos pintaram camisetas, que foram oferecidas para cada idoso e aluno, que se tornou o uniforme da aula até o final do semestre. O objetivo foi desenvolver habilidades finas, vivenciar o trabalho em grupo, socialização e integração”, explica o professor.
O coordenador destaca que, além de beneficiar a comunidade idosa de Indaiatuba, as oficinas conduziram os alunos momentos de reflexões, vivências em cenários de prática, associação da teoria com a prática e o desenvolvimento do cuidado com o idoso tanto inserido na sociedade quanto o institucionalizado. “Os estudantes adquiriram competências como conhecer o processo de envelhecimento humano, prevenindo doenças, promovendo e mantendo a saúde do idoso, retardando e minimizando as consequências patológicas e dirimir as sequelas”, conta.
Alexandro reforça, ainda, que as oficinas proporcionaram habilidades para desenvolver aptidão e oportunizar aos acadêmicos subsídios para a avaliação e prestação de cuidados ao idoso. Adquirindo conhecimentos pertinentes à população idosa atual e futura, visando o despertar para minimização da problemática social relacionada a essa faixa etária.
Saiba mais sobre Enfermagem!
Vestibular de Inverno
Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.
A prova será realizada no dia 1º de junho, sábado, às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.
Mais informações: (19) 3885-9900.
[fancygallery id="424" album="475"]
Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)
03/06/2019