A imagem mostra o cartaz do Projeto Tabagismo

Curso de Enfermagem inicia captação de interessados para o projeto “Tabagismo”

O projeto “Tabagismo” tem por objetivo auxiliar funcionários e alunos do Centro Universitário a pararem de fumar. As inscrições podem ser feitas com a aluna e monitora de Enfermagem Mariana Santaliestra, pelo número (19) 9-9619-0012 ou na recepção do CEEM – Centro Escola de Especialidade Médicas. O projeto é gratuito.

O curso de Enfermagem da UniMAX (Grupo UniEduK) iniciou a captação de interessados a integrar, gratuitamente, o projeto “Tabagismo”. Um dos objetivos é sensibilizar estudantes e colaboradores da instituição de ensino, em Indaiatuba, a cessar o hábito de fumar.

Para participar, os interessados devem acionar a aluna e monitora de Enfermagem Mariana Santaliestra, pelo número (19) 9-9619-0012. As inscrições também podem ser realizadas na recepção do Centro Escola de Especialidade Médicas – CEEM,  na Rua Eurico Primo Venturini, 379, Jardim Pedroso.

O desenvolvimento do trabalho da estudante é orientado pela professora Fernanda Ramos, responsável pelo gerenciamento das turmas de monitoria de Enfermagem em eventos e atividades práticas educativas. O projeto também é acompanhado pelo orientador pedagógico do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio.

De acordo com os organizadores, o projeto, a princípio, será abordado com os estudantes, durante os períodos de intervalos para promover a sensibilização e a conscientização referente às consequências do uso de cigarros no dia a dia. A intenção é promover uma visão futura dos agravos que essas substâncias podem causar no organismo de quem faz o uso e de quem inala passivamente.

O projeto também pode encaminhar os indivíduos que precisam de algum suporte no perfil do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Indaiatuba.

Vencer o tabagismo não é algo fácil. Mas, deixar o cigarro é a única maneira de não correr riscos e garantir uma saúde melhor no futuro. Pensando nisso, temos a finalidade de despertar a vontade de buscar meios de apoio para quem deseja parar de vez com o tabagismo”, destacam os organizadores do projeto.

Outros objetivos do projeto “Tabagismo”

A ação educativa prevê também outros objetivos:

  • Ampliar o conhecimento referente às consequências sobre o fumo no organismo do indivíduo, estabelecendo apoio na comunidade universitária;
  • Conceder o conhecimento referente à ação da nicotina no cigarro e seus subcomponentes no organismo;
  • Analisar o conhecimento que a população acadêmica tem referente à ação dessas substâncias que compõem o cigarro no organismo;
  • Levar o indivíduo a compreender a importância de parar de fumar, ensinando a maneira correta e melhor em cada caso;
  • Entender qual o motivo do uso da nicotina, para poder ter uma direção correta sobre o caso de cada indivíduo; e
  • Implantar o Programa de Tabagismo no – Centro Escola de Especialidades Médicas – CEEM da UniMAX.

Como serão os encontros?

O projeto “Tabagismo” acontecerá em grupos fechados, com quatro encontros semanais, dois encontros quinzenais e um encontro mensal, denominado grupo de ataque. Depois disso, acontecerão grupos mensais até completar um ano. O local, dias e horários serão definidos posteriormente.

Pular para o conteúdo